ANÁLISES DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE 2º ANO SOBRE MATEMÁTICA E REFLEXÕES ENVOLVENDO LETRAMENTO MATEMÁTICO
Rute Baia da Silva Ubagai
Ubagai, Rute Baia da Silva
Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Emilia Pimenta Oliveira
Oliveira, Emilia Pimenta
Marcelo Marques de Araújo
Araújo, Marcelo Marques de
Katlen Flávia Dias de Oliveira
Oliveira, Katlen Flávia Dias de
04/02/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O estudo que teve como objetivo analisar a percepção sobre matemática e o pensamento numérico de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. São utilizados pressupostos da educação matemática e de seu ensino nos anos iniciais, numa perspectiva de letramento matemático e do professor reflexivo pesquisador da própria prática. Como método, parte-se de um diagnóstico no qual se buscou captar a percepção sobre a matemática e o pensamento numérico dos alunos por meio da análise de suas produções no início do ano letivo de 2019. Buscou-se respostas ao que os alunos entendiam sobre matemática, quais relações tinham com ela, e o que já tinham construído do conhecimento numérico até aquele momento em que iniciavam o 2º ano do ensino fundamental. Consistiu de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análises dos registros escritos e pictóricos dos alunos participantes. Os resultados apontam que características do pensar sobre a matemática dos alunos refletem sentimentos, expectativas, opiniões e ainda obstáculos de aprendizagem reveladores de suas percepções sobre a matemática; notou-se também que a maioria dos alunos não foi capaz de relacionar a matemática a seus contextos sociais, realizando ainda contagens com algoritmos convencionais reproduzidos mecanicamente sem demonstrar compreensão. Em conclusão, diante dos achados, assinala-se a necessidade de uma proposta incisiva de letramento matemático, pautada na reflexão sobre a prática docente, lançando novos olhares para a própria prática alfabetizadora ao intermediar conceitos e demais conteúdos matemáticos em sala de aula.
Pesquisa da própria prática. Percepções. Registros matemáticos. Letramento matemático.
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