ANÁLISES DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE 2º ANO SOBRE MATEMÁTICA E REFLEXÕES ENVOLVENDO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Code: 201202573
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Título

ANÁLISES DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE 2º ANO SOBRE MATEMÁTICA E REFLEXÕES ENVOLVENDO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores(as):
  • Rute Baia da Silva Ubagai

    Ubagai, Rute Baia da Silva

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

    Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt

  • Emilia Pimenta Oliveira

    Oliveira, Emilia Pimenta

  • Marcelo Marques de Araújo

    Araújo, Marcelo Marques de

  • Katlen Flávia Dias de Oliveira

    Oliveira, Katlen Flávia Dias de

DOI
10.37885/201202573
Publicado em

04/02/2021

Páginas

92-110

Capítulo

6

Resumo

O estudo que teve como objetivo analisar a percepção sobre matemática e o pensamento numérico de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. São utilizados pressupostos da educação matemática e de seu ensino nos anos iniciais, numa perspectiva de letramento matemático e do professor reflexivo pesquisador da própria prática. Como método, parte-se de um diagnóstico no qual se buscou captar a percepção sobre a matemática e o pensamento numérico dos alunos por meio da análise de suas produções no início do ano letivo de 2019. Buscou-se respostas ao que os alunos entendiam sobre matemática, quais relações tinham com ela, e o que já tinham construído do conhecimento numérico até aquele momento em que iniciavam o 2º ano do ensino fundamental. Consistiu de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análises dos registros escritos e pictóricos dos alunos participantes. Os resultados apontam que características do pensar sobre a matemática dos alunos refletem sentimentos, expectativas, opiniões e ainda obstáculos de aprendizagem reveladores de suas percepções sobre a matemática; notou-se também que a maioria dos alunos não foi capaz de relacionar a matemática a seus contextos sociais, realizando ainda contagens com algoritmos convencionais reproduzidos mecanicamente sem demonstrar compreensão. Em conclusão, diante dos achados, assinala-se a necessidade de uma proposta incisiva de letramento matemático, pautada na reflexão sobre a prática docente, lançando novos olhares para a própria prática alfabetizadora ao intermediar conceitos e demais conteúdos matemáticos em sala de aula.

Palavras-chave

Pesquisa da própria prática. Percepções. Registros matemáticos. Letramento matemático.

Autor(a) Correspondente
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