ANÁLISE VACINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS, MG
Paula Yanca Souza Franco
Franco, Paula Yanca Souza
Gabriel Oliveira Novais
Novais, Gabriel Oliveira
Gabriel Pereira Almeida
Almeida, Gabriel Pereira
Gustavo Veloso Afonso
Veloso, Gustavo Afonso
Bruno Rocha Guedes
Guedes, Bruno Rocha
Anamaria De Souza Cardoso
Cardoso, Anamaria de Souza
01/12/2020
43-53
4
Objetivo: Avaliar a situação atual da imunização em uma amostra de escolares do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Montes Claros, MG. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, quantitativo. Realizado com pais de estudantes do 1º ano do ensino fundamental I, através da aplicação de questionário estruturado, para caracterização sociodemográfica da amostra, bem como a vacinação e possíveis fatores de não vacinação. Além da cópia dos cartões de vacina, que foram analisados para a coleta de dados sobre a imunização. Resultados: A população participante da pesquisa foi composta de 59 escolares, que apresentavam entre 6 e 7 anos. Os fatores avaliados como faixa etaria, renda familiar e escolaridade não apresentaram variações significativas. Quanto ao mecanismo de ação, a grande maioria dos pais e/ou responsáveis tinha conhecimento, se destacando novamente o grupo com esquema vacinal extra (68,3%). Conclusão: Os cartões vacinais e questionários analisados no presente estudo mostraram que a idade dos responsáveis pelos escolares e a renda familiar é diretamente proporcional ao benefício do estado de imunização da criança. Portanto, o PNI mostrou ter uma eficiente cobertura vacinal nas crianças estudadas.
Vacinação. Escolares. Cobertura vacinal. Imunização. Prevenção de doenças
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