ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Code: 220809879
6
0
Título

ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Francisco Willan Costa Santos

    Santos, Francisco Willan Costa dos

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva , Daniel

  • Marcus Marcelo Silva Barros

    Barros, Marcus Marcelo Silva

  • Ronison Oliveira Da Silva

    Silva, Ronison Oliveira da

DOI
10.37885/220809879
Publicado em

01/12/2022

Páginas

61-85

Capítulo

5

Resumo

A pandemia do COVID-19 tem gerado grandes impactos em todas as áreas, como: saúde, economia e educação, esta última culminando na suspensão das aulas presenciais. Reduzindo o tempo dedicado às aulas e gerando inúmeros problemas para os professores, pois isso tem dificultado tanto a transferência de conteúdos quanto o desenvolvimento de todo o processo de ensino-aprendizagem. Nota-se que as plataformas são utilizadas para publicar atividades fixas, textos e outros, voltados para aulas que demandam mais tempo, mas que, em suma, não possuem maior conhecimento agregado. O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados por professores do ensino médio, da rede pública estadual da cidade de Parnaíba-PI, no processo de ensino-aprendizagem, a distância. Por meio do método científico-tecnológico, abordou-se também a busca por questões norteadoras: compreender como acontece o ensino a distância nas escolas públicas estaduais daquele município, analisar as estratégias e ferramentas utilizadas pelas escolas para a operacionalização do ensino a distância, bem como identificar os métodos utilizados pelos professores na modalidade a distância e as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de suas aulas a distância. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que existem grandes entraves, devido às mudanças trazidas pela pandemia, constituindo barreiras para que o processo de aprendizagem seja realizado com sucesso. Existem vários desafios a serem superados nessa forma de ensino, desde a capacidade de recursos técnicos até os problemas emocionais que estão sendo desencadeados. A análise mostrou que as maiores dificuldades encontradas pelos professores durante a docência na pandemia de Covid-19 foram: 1) a falta de acesso a uma internet de qualidade tanto para professores quanto para alunos; 2) a falta de motivação para continuar os estudos somada à falta de acesso adequado aos meios tecnológicos; 3) aumento da evasão de alunos, já conhecido pela escola, que fica ainda mais evidente neste momento.

Palavras-chave

Desafios docentes, Ensino à distância, Pandemia, Ensino-aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.