ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS DA ÁREA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 210303626
36
15
Título

ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS DA ÁREA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores(as):
  • Vanessa Faria de Souza

    Souza, Vanessa Faria de

  • Mayara Faria de Souza

    Souza, Mayara Faria de

DOI
10.37885/210303626
Publicado em

28/04/2021

Páginas

27-46

Capítulo

2

Resumo

Com a o aumento da disponibilidade de dados, sobretudo no contexto educacional, surgiram áreas específicas para extração de informações relevantes, como a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que integra inúmeras técnicas que dão suporte a captação, processamento e análises desses conjuntos de registros. Essa área tem evoluído constantemente nos últimos 20 anos desde os primeiros trabalhos publicados, e tem conquistado cada vez mais espaço, tanto entre pesquisadores da área da educação, como da ciência de dados. Nesse sentido, esse estudo de revisão narrativa aborda e apresenta os principais aspectos da MDE, seus objetivos e processo, e apresenta o contexto de evolução da área com base em estudos de revisão sistemática de literatura que sintetizaram boa parte dos estudos de MDE das últimas duas décadas.

Palavras-chave

Mineração de Dados Educacionais, Revisão Narrativa, Evolução.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.