ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS DA ÁREA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Vanessa Faria de Souza
Souza, Vanessa Faria de
Mayara Faria de Souza
Souza, Mayara Faria de
28/04/2021
27-46
2
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES EM COMPUTAÇÃO - VOLUME 2
Com a o aumento da disponibilidade de dados, sobretudo no contexto educacional, surgiram áreas específicas para extração de informações relevantes, como a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que integra inúmeras técnicas que dão suporte a captação, processamento e análises desses conjuntos de registros. Essa área tem evoluído constantemente nos últimos 20 anos desde os primeiros trabalhos publicados, e tem conquistado cada vez mais espaço, tanto entre pesquisadores da área da educação, como da ciência de dados. Nesse sentido, esse estudo de revisão narrativa aborda e apresenta os principais aspectos da MDE, seus objetivos e processo, e apresenta o contexto de evolução da área com base em estudos de revisão sistemática de literatura que sintetizaram boa parte dos estudos de MDE das últimas duas décadas.
Mineração de Dados Educacionais, Revisão Narrativa, Evolução.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.