ANÁLISE SENSORIAL DE PRODUTO ELABORADO A PARTIR DA FARINHA DE MUNGUBA (PACHIRA AQUATICA AUBL.).SENSORY ANALYSIS OF PRODUCT ELABORATED FROM THE MUNGUBA FLOUR (PACHIRA AQUÁTICA AUBL.).

Code: 220308329
16
10
Título

ANÁLISE SENSORIAL DE PRODUTO ELABORADO A PARTIR DA FARINHA DE MUNGUBA (PACHIRA AQUATICA AUBL.).SENSORY ANALYSIS OF PRODUCT ELABORATED FROM THE MUNGUBA FLOUR (PACHIRA AQUÁTICA AUBL.).

Autores(as):
  • Manoel Gleizer Coelho de Souza

    Souza, Manoel Gleizer Coelho de

  • Sandro De Brito Silva

    Silva, Sandro de Brito

DOI
10.37885/220308329
Publicado em

01/05/2022

Páginas

11-17

Capítulo

1

Resumo

Do ponto de vista socioeconômico o fruto da munguba (Pachira aquatica Aubl.) apresenta potencial como um produto da sociobiodiversidade ainda pouco explorado. Suas amêndoas contém características organolépticas muito apreciadas por populações tradicionais da Amazônia. No entanto, suas amêndoas não são popularmente conhecidas nem consumidas, sendo necessário mais estudos e incentivos que atribuam importância nutricional e econômica para este alimento. O presente estudo teve como objetivo a avaliação sensorial de um bolo elaborado a partir da utilização da farinha integral de munguba em substituição a farinha de trigo. A avaliação geral do teste de aceitação demonstrou expressiva afinidade dos participantes ao bolo de munguba com média aritmética de 82,39% de aceitação no somato-sensorial dos valores atribuídos pelos participantes ao produto avaliado.

Palavras-chave

Amêndoas, Glúten, Sociobiodiversidade, Agroextrativismo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.