ANÁLISE NUTRICIONAL E SENSORIAL DE PÃES PRODUZIDOS A PARTIR DE FERMENTAÇÃO NATURAL E ENRIQUECIDOS COM ORA-PRO-NOBIS (PERESKIA ACULEATA MILL)

Code: 210604985
59
16
Título

ANÁLISE NUTRICIONAL E SENSORIAL DE PÃES PRODUZIDOS A PARTIR DE FERMENTAÇÃO NATURAL E ENRIQUECIDOS COM ORA-PRO-NOBIS (PERESKIA ACULEATA MILL)

Autores(as):
  • Letícia Tóvia Romeiro Mota

    Mota, Letícia Tóvia Romeiro

  • Fabrício Luiz Tulini

    Tulini, Fabrício Luiz

  • Volnei Brito de Souza

    Souza, Volnei Brito de

  • Marcos Vidal Martins

    Martins, Marcos Vidal

DOI
10.37885/210604985
Publicado em

02/07/2021

Páginas

66-78

Capítulo

4

Resumo

Dentre as espécies de plantas alimentícias não convencionais, a ora-pro-nobis possui notoriedade em algumas localidades, sendo uma alternativa interessante para enriquecer alimentos, como o pão produzido a partir de fermentação natural (levain). O presente estudo objetivou analisar a composição química e a aceitação sensorial de pães produzidos com fermentação natural e enriquecidos com ora-pro-nobis e da preparação controle. As folhas da planta foram higienizadas, processadas e armazenadas sob refrigeração. Na produção dos pães foi utilizado o levain em processo de fermentação longa. As massas enriquecidas passaram pelo mesmo processo, sendo adicionadas de folha de ora-pro-nobis (OPN), em diferentes quantidades: 50 gramas (OPN1) e 100 gramas (OPN 2). Após a produção dos pães foram realizadas análise de composição centesimal e análise sensorial com 118 provadores. O pão controle sem ora-pro-nobis apresentou maior índice de carboidratos. O pão OPN 1 apresentou maiores valores de atividade de água, lipídios e proteínas. O pão OPN 2 se destacou nos quesitos umidade e cinzas. Em relação à aceitabilidade, utilizando a escala hedônica de 9 pontos, o pão controle teve maior aceitabilidade nos atributos aroma (6,26 ± 1,69), cor (6,66 ± 1,59) e sabor (5,64 ± 2,00), já no quesito textura, a versão com melhor aceitabilidade foi a OPN 2 (6,08 ± 1,91). O pão controle foi o que teve melhor aceitabilidade global (6,03 ± 1,79) entre os provadores participantes da análise. Novos estudos são necessários para que haja o enriquecimento desses pães com ora-pro-nobis a fim de melhorar a qualidade nutricional e sensorial desse alimento.

Palavras-chave

Plantas espontâneas comestíveis; Alimentos enriquecidos; Fermentação natural.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.