ANÁLISE MECANICISTA DE DIFERENTES PAVIMENTOS TIPOS EM VIAS LOCAIS URBANAS: UMA AVALIAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO EMPÍRICO

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Título

ANÁLISE MECANICISTA DE DIFERENTES PAVIMENTOS TIPOS EM VIAS LOCAIS URBANAS: UMA AVALIAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO EMPÍRICO

Autores(as):
  • Vitor Meireles Dória

  • Fernando Silva Albuquerque

  • Demóstenes De Araújo Cavalcanti Júnior

  • Francisco Nascimento Filho

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508959
    Publicado em

    30/06/2022

    Páginas

    86-103

    Capítulo

    6

    Resumo

    Os métodos empíricos de dimensionamento não consideram a fadiga do revestimento asfáltico e nem as respostas mecânicas do pavimento em termos de tensões, deformações e deflexões. Para contornar essas limitações surgem os métodos que se utilizam de conceitos mecanicistas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise, com emprego de conceitos mecanístico-empíricos, de quatro estruturas de pavimentos dimensionadas através dos métodos empíricos mais comuns, a fim de se estimar o comportamento estrutural dos pavimentos. Foi utilizada a ferramenta AEMC, constituinte do MeDiNa, para que fossem determinados os dados necessários para a análise através da estimativa de capacidade estrutural apresentada no South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). Observou-se que os métodos empíricos de dimensionamento para pavimentos asfálticos atendem a vasta maioria das situações por causa do baixo tráfego que utiliza tais vias, no entanto os pavimentos compostos por blocos tendem a sofrer com deformações permanentes nas camadas granulares.

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    Palavras-chave

    Pavimentação, Engenharia de transportes, Método empírico, Método mecanístico.

    Licença

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