ANÁLISE MECANICISTA DE DIFERENTES PAVIMENTOS TIPOS EM VIAS LOCAIS URBANAS: UMA AVALIAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO EMPÍRICO
Vitor Meireles Dória
Dória, Vitor Meireles
Fernando Silva Albuquerque
Albuquerque, Fernando Silva
Demóstenes De Araújo Cavalcanti Júnior
Cavalcante Júnior, Demóstenes de Araújo
Francisco Nascimento Filho
Nascimento Filho, Francisco
01/07/2022
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ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS
Os métodos empíricos de dimensionamento não consideram a fadiga do revestimento asfáltico e nem as respostas mecânicas do pavimento em termos de tensões, deformações e deflexões. Para contornar essas limitações surgem os métodos que se utilizam de conceitos mecanicistas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise, com emprego de conceitos mecanístico-empíricos, de quatro estruturas de pavimentos dimensionadas através dos métodos empíricos mais comuns, a fim de se estimar o comportamento estrutural dos pavimentos. Foi utilizada a ferramenta AEMC, constituinte do MeDiNa, para que fossem determinados os dados necessários para a análise através da estimativa de capacidade estrutural apresentada no South Africa Pavement Engineering Manual (SAPEM, 2014). Observou-se que os métodos empíricos de dimensionamento para pavimentos asfálticos atendem a vasta maioria das situações por causa do baixo tráfego que utiliza tais vias, no entanto os pavimentos compostos por blocos tendem a sofrer com deformações permanentes nas camadas granulares.
Pavimentação, Engenharia de transportes, Método empírico, Método mecanístico.
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