ANÁLISE FITOQUÍMICA, CITOTÓXICA E ANTIMICROBIANA DO EXTRATO BRUTO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE AMBELANIA ACIDA AUBLET (APOCYNACEAE).
ANÁLISE FITOQUÍMICA, CITOTÓXICA E ANTIMICROBIANA DO EXTRATO BRUTO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE AMBELANIA ACIDA AUBLET (APOCYNACEAE).
Vinícius Magno Monteiro de Oliveira
Tony David Santiago Medeiros
Nádia Rosana Matos Soares
Débora Regina dos Santos Arraes
Mikaeli Katriny Vaz da Costa
Amanda Maria de Sousa Diógenes Ferreira
George Azevedo de Queiroz
Ana Luzia Ferreira Farias
Patrick de Castro Cantuária
Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida
27/05/2021
14-28
1
A utilização popular das plantas medicinais para promover a cura de várias enfermidades ocorre há vários séculos. A família Apocynaceae tem sido estudada extensivamente devido à citotoxicidade de seus componentes químicos. O gênero Ambelania abriga várias espécies, dentre elas Ambelania acida Aubl., nativa da Amazônia, conhecida popularmente como pepino-do-mato, papaia-do-veado-vermelho. É utilizada como expectorante a partir do látex e laxante a partir da fruta. A pesquisa teve como objetivo realizar análise fitoquímica, atividade citotóxica frente à Artemia salina e antimicrobiana do extrato bruto etanólico das folhas de A. acida. A prospecção fitoquímica foi realizada segundo metodologias proposta por Barbosa, onde indicou a presença de alcaloides, esteroides, triterpenóides, fenóis, taninos, açúcares redutores e resinas o que demonstra bom potencial para estudos. A avaliação citotóxica foi realizada segundo o método de Meyer adaptado por Nunes, em várias concentrações, onde o extrato bruto etanólico apresentou CL50<100µg/mL possivelmente pela presença de alcaloides. A ação antimicrobiana foi realizada através do método de Kirby-Bauer frente às cepas de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus, em que não houve inibição nas concentrações testadas.
Ler mais...Plantas medicinais, Metabólitos secundários, Atividade biológica, Extrato bruto.
PLANTAS MEDICINAIS DO ESTADO DO AMAPÁ: DOS RELATOS DA POPULAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.