ANÁLISE DOS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE VOCAL DOCENTE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Code: 230513047
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Título

ANÁLISE DOS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE VOCAL DOCENTE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores(as):
  • Joana Dark De Amorim

    Amorim, Joana Dark de

  • Joelândia Oliveira

    Oliveira, Joelândia Nunes Ulisses de

  • Thamires Oliveira

    Oliveira, Thamires Pereira Gonçalves

  • Marianne Louise Marinho Mendes

    Mendes, Marianne Louise Marinho

DOI
10.37885/230513047
Publicado em

31/05/2023

Páginas

47-60

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: Realizar uma investigação bibliográfica sobre programas voltados para a promoção da saúde vocal do professor no ambiente escolar podem prevenir disfonias e impactar na melhoria da qualidade de vida do docente. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em um aspecto qualitativo. Optou-se por buscas no banco de periódicos da capes, Scielo, assim como nos periódicos científicos, sites e revistas das áreas da saúde e educação, produções específicas para avaliação neste ensaio. Os critérios de inclusão para os estudos foram: trabalhos publicados no período de 2011 a 2022, com propostas de programas e ações voltados para a saúde vocal, saúde vocal no ambiente escolar e legislações em torno dessa temática. Resultados: A análise resultou em dezoito trabalhos, ficando evidenciado que os programas em saúde vocal impactam diretamente na qualidade de vida do docente e no bom desempenho das suas atividades laborais. Destacando-se, no entanto, que ainda há carência de legislação federal que regulamente a efetivação de políticas públicas públicas voltadas para saúde vocal do professor no ambiente escolar. Conclusão: Os distúrbios vocais e disfonias estão presentes em grande parte dos diagnósticos de professores. A literatura analisada evidencia que a implementação de programas de saúde vocal no ambiente escolar impactam diretamente na qualidade de vida do docente, bem como no seu desempenho funcional. Sugere-se que pesquisas futuras com esta temática sejam realizadas, sendo fundamental o fomento de políticas públicas que visem a promoção da saúde vocal e bem-estar do docente no ambiente de trabalho.

Palavras-chave

Educação, Saúde, Professor, voz, Escola.

Autor(a) Correspondente
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