ANÁLISE DOS ESTILOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO MÉTODO ATIVO INOVADOR PARA A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Code: 200700789
7
6
Título

ANÁLISE DOS ESTILOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO MÉTODO ATIVO INOVADOR PARA A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autor(a):
  • Laerte Corrêa dos Santos

    Santos,Laerte Corrêa dos

DOI
10.37885/200700789
Publicado em

11/09/2020

Páginas

29-43

Capítulo

3

Resumo

Existe uma razão fundamental para justificar a necessidade de atribuir a disciplina de Matemática um espaço importante na formação universitária por tratar-se de um conjunto de competências intelectuais que são desenvolvidos estudando conteúdos que inferem em diversificados ramos de atividades. Considerando o atual desenvolvimento do conhecimento e a amplitude e variabilidade de situações contextuais de ação do método de ensino, não é fácil determinar quais são exatamente quais conteúdos de Matemática devem ser ensinados, e mais importante do que o conteúdo, qual a maneira como o dito conteúdo deve ser processado para que o estudante incorpore em seu aprendizado as competências que caracterizam o estilo de profissional futuro. Porém, os alunos geralmente entram na faculdade com deficiências graves na área de conhecimento de Matemática, oriundas da aprendizagem em níveis inferiores acarretando um choque que faz com que em muitos casos o aprendiz tenha um desestímulo tão grande que venha a desistir do curso. Piaget no livro Psicologia e Pedagogia (1980), descrevendo sobre novos métodos de ensino, anunciou a necessidade de métodos ativos acompanhados de alguns indicativos. Está pesquisa irá fazer uma leitura da ação docente em sala de aula com base nos critérios piagetianos dos Métodos Ativos, entendendo que eles não se constituem simplesmente em proce¬dimentos técnicos por envolver o aluno em tarefas capazes de tornar o ensino a que ele será submetido mais sugestivo, antes, compreendendo os Métodos Ativos de Ensino como o processo de fazer com que o aluno seja capaz de canalizar sua energia própria do desenvolvimento mental e a vontade natural de aprender, direcionando-os à aprendizagem escolar.

Palavras-chave

Método Ativo, Matemática, Aprendizagem, Ensino Universitário

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.