ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE
Wellyna Jucá
JUCÁ, W.
Cecília Lacerda
LACERDA, C.
01/03/2024
132-154
9
Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os desdobramentos da BaseNacional Comum Curricular – BNCC na autonomia do trabalho docente, os objetivos específicosincidiram a contextualizar a BNCC na Educação Básica e identificar as estratégias de preservação daautonomia através da narrativa das Professoras. A metodologia da investigação baseou-se na abordagemqualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores efetivos dos anosiniciais do ensino fundamental, de três escolas do município de Quixadá, no Sertão Central cearense.Os resultados apontaram que, mesmo diante das desigualdades sociais, há possibilidades pontuais deincitar a autonomia coletiva, como estratégias de ensino que permitem a ampliação de conhecimentoscríticos da realidade. Concluímos, portanto, com a certeza de ser, o trabalho docente, essencial parapromover mudanças no ensino e aprendizagem.
Base Nacional Comum Curricular. Autonomia. Trabalho Docente.
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