ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS-MA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COVIS-19
José Carlos Sena Lima
Lima, José Carlos Sena
Givanilson Givanilson Brito de Oliveira
Oliveira, Givanilson Givanilson Brito de
Georgyanna Andréa Silva Morais
Morais, Georgyanna Andréa Silva
João Alberto Santos Porto
Porto, João Alberto Santos
02/07/2022
1386-1407
92
Este estudo visa analisar os critérios de avaliação do ensino de Ciências na fase final do Ensino Fundamental. A problemática é o questionamento sobre se os critérios de avaliação dentro do Ensino de Ciências, adotados pelos professores nas Escolas municipais de Caxias-MA durante a pandemia Sars-Covid-19, estavam sendo de fato os mais adequados para averiguar o aprendizado dos alunos. Objetivou-se investigar os critérios de avaliação adotados pelos professores no ensino de Ciências nas escolas da rede municipal de Caxias-MA durante a pandemia, assim como especificamente, identificar o perfil do professor de ciências da rede municipal de ensino; caracterizar os critérios de avaliação mais usados pelos professores de ciências de forma presencial e remota; apresentar quais alterações tiveram nos critérios de avaliação durante o período pandêmico e correlacionar os critérios de avaliação no sistema presencial antes da pandemia com os atuais, na volta das aulas presenciais. A metodologia de natureza qualitativa discursiva, foi realizada em 05 (cinco) escolas selecionadas da rede municipal de ensino da zona urbana na cidade de Caxias-MA, escolas essas, com professores que ministram a disciplina de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental com base nos dados fornecidos pelas escolas. A escolha das escolas deu-se em virtude de estas trabalharem somente com o ensino fundamental dos anos finais de 6° ao 9° ano. No contexto da pandemia muitos professores puderam renovar seus critérios adequando-os à realidade atual. Foi analisado em suas respostas do ponto de vista informal eles também atribuem a avaliação muito a questão da participação e assiduidade o que não é negativo, desde que no centro desse processo o aluno mesmo sendo avaliado seja o protagonista de seu próprio conhecimento, o professor em segundo plano irá mediar esse conhecimento considerando suas habilidades cognitivas e emocionais em todo o processo avaliativo. Contudo, é notório que na prática, a avaliação quantitativa ainda é muito usada no ensino independente se é remoto, híbrido ou presencial, o que torna a avaliação qualitativa um desafio dado sua natureza subjetiva que resiste às metodologias de mensuração tradicionais. A avaliação então, é entendida como a ação que gera várias interpretações e análises do fenômeno humano.
Avaliação, Ensino, Planejamento, Pandemia.
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