ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE DA HANSENÍASE NO BRASIL APÓS A CRIAÇÃO DO SUS (1998 - 2019)

Code: 220207779
22
6
Título

ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE DA HANSENÍASE NO BRASIL APÓS A CRIAÇÃO DO SUS (1998 - 2019)

Autores(as):
  • Camila Pereira Jardim

    Jardim, Camila Pereira

  • Vigna Maria de Araújo

    Araújo, Vigna Maria de

  • Álvaro Luiz dos Santos Araújo

    Araújo, Álvaro Luiz dos Santos

  • Eliana Amorim de Souza

    Souza, Eliana Amorim de

  • Nília Maria de Brito Lima Prado

    Prado, Nília Maria de Brito Lima

DOI
10.37885/220207779
Publicado em

31/05/2022

Páginas

48-65

Capítulo

4

Resumo

A hanseníase apesar de constituir-se como uma doença milenar, apresenta-se ainda, como relevante desafio no cenário nacional pela persistência de áreas endêmicas e hiperendêmicas que enfrentam dificuldades em integrar ações de controle no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste trabalho foi analisar, a partir de documentos legislativos e normativos, a construção histórica de políticas direcionadas à hanseníase no Brasil, de 1988 a 2019. Foi realizada uma revisão integrativa sobre a hanseníase como medida de saúde pública em distintas conjunturas societais brasileiras. A produção dos dados deu-se por análise de documentos técnicos e normativos elaborados pelo Ministério da Saúde, artigos científicos identificados nas bases de dados LILACS, Portal de Periódicos CAPES, SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde, Portal do Ministério da Saúde, canal do Ministério da Saúde no YouTube e site saúde legis. O corpus final constituiu 42 artigos. Os resultados incluíram uma linha do tempo que abrange eventos críticos relacionados à organização dos modelos de atenção à saúde de pessoas com hanseníase em cada período conjuntural, subsidiada por uma análise de viabilidade. Esta análise possibilitou compreender o processo histórico de construção de estratégias para controle da hanseníase e identificar oportunidades e dificuldades nas conjunturas analisadas e no contexto atual.

Palavras-chave

Hanseníase, Políticas públicas, Atenção à saúde, Literatura de Revisão como Assunto.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.