ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ACOMPANHADAS PELA TERAPIA OCUPACIONAL

Code: 231215142
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Título

ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ACOMPANHADAS PELA TERAPIA OCUPACIONAL

Autores(as):
  • Amanda Xavier Leite

    LEITE, A. X.

  • Amanda Mota Pacciulio Sposito

    SPOSITO, A. M. P.

DOI
10.37885/231215142
Publicado em

01/03/2024

Páginas

66-83

Capítulo

4

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e interação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Atrasos motores em crianças com TEA são notados precocemente no desenvolvimento infantil, podendo ser observadas dificuldades de controle motor, coordenação e controle postural, alterações na marcha, rebaixamento do tônus, dificuldade na imitação de gestos motores e no sequenciamento de ações motoras. Nesse sentido, crianças com TEA podem ter prejuízos na aquisição e na qualidade dos movimentos, os quais podem se somar às demais dificuldades do Transtorno, afetando o exercício da autonomia. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar o perfil psicomotor de crianças com diagnóstico de TEA. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, transversal, de análise quantitativa. Os critérios de inclusão foram: crianças de 3 a 11 anos de idade, com diagnóstico de TEA comprovado por documentação médica, que realizavam Terapia Ocupacional há pelo menos 6 meses, que concordaram em participar do estudo; e seus pais, os quais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A primeira etapa do estudo foi feita com os pais, para aplicação da Childhood Autism Rating Scale – CARS e para que estes respondessem a um breve questionário de caracterização da amostra. A segunda etapa consistiu na aplicação, com as crianças, da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM III. Foi realizada análise estatística descritiva. Resultados: A maioria dos participantes com diagnóstico de TEA avaliados neste estudo apresentou dispraxia e déficits no desenvolvimento de todos os componentes psicomotores. A média de atraso motor geral, entre os participantes, foi de aproximadamente 2 anos. O domínio psicomotor com maior prejuízo foi o equilíbrio, e o menos deficitário (embora ainda com atraso), foi a organização espacial. Conclusão: As alterações da praxia possuem impactos na independência e autonomia das crianças e no engajamento nas principais ocupações da infância, entre elas as atividades de vida diária, o brincar, a educação e a participação social. Assim, recomenda-se que terapeutas que atuam com crianças com TEA sempre avaliem as habilidades psicomotoras gerais de seus pacientes, bem como seu impacto na funcionalidade.

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Avaliação, Desenvolvimento Motor.

Autor(a) Correspondente
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