ANÁLISE DO AQUÍFERO SWEET LAKE: UM RESERVATÓRIO GEOTÉRMICO E GEOPRESSURIZADO

Code: 210404178
30
16
Título

ANÁLISE DO AQUÍFERO SWEET LAKE: UM RESERVATÓRIO GEOTÉRMICO E GEOPRESSURIZADO

Autor(a):
  • Mario Celso Neves de Andrade

    Andrade, Mario Celso Neves de

DOI
10.37885/210404178
Publicado em

03/07/2021

Páginas

79-101

Capítulo

5

Resumo

Este artigo é um excerto da tese de mestrado do autor, do curso de Engenharia de Petróleo da University of Texas at Austin, Estados Unidos da América. A tese, que serviu de base para a elaboração deste artigo, tem como título original Analysis of the Sweet Lake Geopressured-Geothermal Aquifer e se constitui na principal referência bibliográfica deste trabalho.Os aquíferos naturais geotérmicos e geopressurizados normalmente contêm uma quantidade significativa de gás natural em solução na água salgada. Este recurso pode ser econômicamente produzido, a depender da capacidade desses reservatórios de produzir com altas vazões durante um período de tempo prolongado.O aquífero Sweet Lake é um reservatório geotérmico e geopressurizado, localizado nas proximidades da cidade de Lake Charles, no estado norte-americano de Louisiana. O aquífero está contido no arenito Miogypsionoides (Miogyp) da formação Frio, à profundidades entre 4.570 e 4.770 metros, com espessura porosa de 76 metros. Os parâmetros característicos da rocha e dos fluidos presentes no aquífero (água salgada e gás) são bastante sensíveis à pressão e à temperatura do reservatório e são críticos para a determinação da performance de produção.Este trabalho mostra os resultados de vários experimentos de simulação numérica para investigar o efeito da variação dos parâmetros de rocha e fluido, a partir dos valores iniciais nas condições in situ do reservatório, com análises de sensibilidade desses parâmetros quando assumem valores obtidos experimentalmente, através de análises de laboratório ou testes realizados em poços perfurados para esse fim. As análises de sensibilidades, feitas com simulações numéricas, permitiram obter expectativas de performance do aquífero, bem como o tempo estimado da vida produtiva.

Palavras-chave

Fluxo de fluidos em meios porosos, Produção de aquíferos, Diagrama de fases, Termodinâmica aplicada, Mecanismo de gás em solução, Simulação numérica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.