ANÁLISE DE ROTULAGEM DE MARCAS DE ÁGUAS DE COCO, PRODUZIDAS EM BARREIRAS-BA E ESTUDO DO PERFIL DE CONSUMO DE ÁGUA DE COCO NA REGIÃO OESTE DA BAHIA

Code: 211106726
Downloads
12
Views
4
Compartilhe
Título

ANÁLISE DE ROTULAGEM DE MARCAS DE ÁGUAS DE COCO, PRODUZIDAS EM BARREIRAS-BA E ESTUDO DO PERFIL DE CONSUMO DE ÁGUA DE COCO NA REGIÃO OESTE DA BAHIA

Autores(as):
  • Michelle Souza Dourado

  • Natyelle dos Santos Paranaguá

  • Keliane Joaquina da Silva

  • Carlla Emanuella Cardoso de Aquino

  • Suzanne de Souza Tiano Antunes

  • Ítalo Abreu Lima

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211106726
    Publicado em

    28/12/2021

    Páginas

    46-57

    Capítulo

    4

    Resumo

    Objetivou-se avaliar os rótulos de marcas de água de coco industriais, produzidas em Barreiras-BA e verificar se atendem a Legislação vigente para esse tipo de produto, além de avaliar o perfil de consumo do produto na região Oeste da Bahia. Para avaliação da rotulagem, foi elaborado um formulário, com informações sobre rótulos. Foram coletadas quatro marcas de água de coco denominadas de M1, M2, M3 e M4. Para o levantamento do perfil de consumo de água de coco, o método utilizado foi o exploratório e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário compostos por 24 perguntas. Apenas um rótulo apresentou totalidade de conformidade quanto aos critérios estabelecidos nas legislações. A marca M1 apresentou o maior número de inconformidades, como ausência de: Lista de ingredientes, Registro no MAPA; Lote e Informações do Fabricante. Sobre o perfil do consumidor, 97,1% consomem água de coco e 98,5% adquirem de forma natural. Apesar da preferência pela natural, 22,2% dos participantes consomem a água de coco de forma industrializada. A maioria dos participante informaram, que a praticidade leva ao consumo da água de coco industrial. 42,6% dos consumidores consideram o produto caro. Conclui-se que apesar da existência de legislações específicas para a rotulagem da água de coco industrial no Brasil, algumas marcas não atendem a todos os requisitos estabelecidos pela legislação. Em relação ao perfil do consumidor, o estudo indica que o atributo preço é a primeira tomada de decisão de compras do produto.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Consumidor, Rótulo, Embalagem, Água de coco.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar