ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IMPLICAÇÕES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA O PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE

Code: 220308370
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Título

ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IMPLICAÇÕES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA O PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE

Autores(as):
  • Dayvisson Luís Vittorazzi

    Vittorazzi, D. L.

  • Tiêgo do Santos Freitas

    Freitas, T. S.

  • Alcina Maria Testa Braz Da Silva

    Testa Braz da Silva, A. M.

DOI
10.37885/220308370
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1476-1486

Capítulo

118

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Objetivo: Apoiados no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, objetivamos identificar como um grupo de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do Estado do Espírito Santo - Brasil, representa o objeto esteroides anabolizantes, sinalizando a relevância desses estudos em ações pedagógicas, ancoradas em metodologias ativas, que permeiam as relações entre Educação em Ciências e Saúde. Métodos: A produção dos dados se efetivou por meio da aplicação de questionário com questões para evocação e hierarquização de palavras a partir de tema indutor e, com o uso da abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central, sinalizamos o conteúdo e a organização estrutural da representação social dos alunos. Resultados: Verificamos que o núcleo central é, possivelmente, composto por vocábulos que se relacionam com características/definições do objeto esteroides anabolizantes. No sistema periférico, encontramos contradições entre referências positivas e negativas dos esteroides, o que denota evidências dos contextos mais imediatos. Conclusão: Diante das análises, pretendemos construir encaminhamentos da relevância dos estudos de representações na condução de estratégias que viabilizam uma aprendizagem mais ativa nas relações entre Educação em Ciências e Saúde.

Palavras-chave

Representações sociais, Esteroides anabolizantes, Educação em ciências e saúde, Metodologias ativas.

Autor(a) Correspondente
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