ANÁLISE DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMS COXIM

Code: 220308100
2
3
Título

ANÁLISE DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMS COXIM

Autor(a):
  • Gilson Saturnino dos Santos

    Santos, Gilson Saturnino dos

DOI
10.37885/220308100
Publicado em

01/05/2022

Páginas

41-53

Capítulo

3

Resumo

Conteúdos de algoritmos e linguagem de programação de computadores são fundamentais para qualquer profissão que possui o objetivo de desenvolver produtos de software, sendo consideradas disciplinas fundamentais nos cursos da área. Com a expansão da rede dos Institutos Federais e implantação de vários cursos técnicos de nível médio integrados com informática, as mesas dificuldades encontradas e relatadas no ensino superior também são constatadas. O objetivo principal deste trabalho é uma investigação das metodologias utilizadas no ensino de algoritmos e programação nos cursos técnicos do IFMS, campus Coxim, com o intuito de contribuir com a qualidade das aulas dos professores da área, considerando aspectos como contextualização e motivação dos estudantes. Os professores do campus responderam um questionário sobre o ensino de algoritmos e programação de computadores. Também foi apontado outras soluções que podem ser utilizadas.

Palavras-chave

Ensino de Algoritmos, Recursos Didáticos, Formação de Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.