ANÁLISE DE COMPONENTES LATENTES DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE PERFIS

Code: 210304001
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Título

ANÁLISE DE COMPONENTES LATENTES DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE PERFIS

Autores(as):
  • Márcia Gonçalves de Oliveira

    Oliveira, Márcia Gonçalves de

  • Elias Silva de Oliveira

    Oliveira, Elias Silva de

  • Eliana Zandonade

    Zandonade, Eliana

  • Nátaly A. Jiménez Monroy

    Monroy, Nátaly A. Jiménez

DOI
10.37885/210304001
Publicado em

28/04/2021

Páginas

14-26

Capítulo

1

Resumo

Este trabalho tem como objetivo reconhecer, a partir de programas desenvolvidos por alunos e de uma rede de variáveis representantes do domínio da programação, componentes latentes que caracterizem os desempenhos de uma turma em cada atividade de programação. A identificação das componentes latentes é realizada pela técnica de análise fatorial para representar perfis de aprendizagem na prática da programação e, por clustering, formam-se agrupamentos de perfis similares. De cada agrupamento formado, são selecionadas amostras de perfis pré-classificadas para gerar modelos que orientem a classificação dos demais perfis de cada agrupa- mento por níveis de aprendizagem. Os resultados indicam que a combinação das técnicas de análise fatorial e de clustering melhora a classificação de perfis.

Palavras-chave

Análise Fatorial, Clustering, Aprendizagem de Programação, Mapeamento de Perfis, Classificação de Perfis

Autor(a) Correspondente
Licença

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