ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE: CONSUMO DE ÁLCOOL DOS DISCENTES DO IFBA/CAMPUS SALVADOR
Jowâner de Oliveira Araújo
Araújo, J. O.
José Lamartine de Andrade Lima Neto
Lima Neto, J. L. A.
Maria Aparecida da Silva Modesto
Modesto, M. A. S.
Antônio Clodoaldo Almeida Neto
Almeida Neto, A. C.
Maria Teresinha Tamanini Andrade
Andrade, M. T. T.
Rivailda Silveira Nunes de Argollo
Argollo, R. S. N.
01/05/2022
1239-1264
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O consumo de álcool é um problema complexo em vários países, sendo uma grave e crescente temática de saúde pública; no Brasil, esse aumento tem sido considerável, inclusive no ambiente educacional. Pesquisas apontam que, em 2006, 13% da população com menos de 15 anos tinham experimentado bebidas alcoólicas; em 2012, esse número passou para 22%. Gerenciar essa preocupante e ascendente tendência, no âmbito institucional, deve ser uma das prioridades dos gestores de saúde, públicos e privados, fazendo uso de informações relevantes. Resultados iniciais sobre o consumo de álcool no Instituto Federal da Bahia foram apresentados em eventos de pesquisa em 2018, com dados obtidos a partir da aplicação do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), utilizado como referência para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool, ao evidenciar o correspondente grau de consumo pelo indivíduo, bem como desordens associadas e possível dependência. O presente trabalho utilizou a Análise de Agrupamentos para tratamento da informação e geração de conhecimento visando a assertividade da gestão, a partir de um extrato do banco de dados original, composto por uma amostra de 256 estudantes do IFBA/Campus Salvador. Objetivou verificar a associação entre o consumo de álcool e nove variáveis sociais demográficas, para identificar o segmento de consumo mais crítico, nesse universo, possibilitando ações gerenciais, inovadoras e mais efetivas, no tratamento desta complexa e preocupante questão. A análise de agrupamentos em conjunto com o teste de independência do consumo de álcool no ambiente educacional são ferramentas disponíveis a serem utilizadas como inovações na gestão da saúde.
Análise de Agrupamentos, Inovação em Gestão da Saúde, Consumo de Álcool.
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