ANÁLISE DAS VARIAÇÕES NAS TAXAS DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE DO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO SUL-SP, FRENTE A PANDEMIA SARS-COV-2.

Code: 221010426
2
0
Título

ANÁLISE DAS VARIAÇÕES NAS TAXAS DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE DO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO SUL-SP, FRENTE A PANDEMIA SARS-COV-2.

Autores(as):
  • Fernando Flávio Pavan Silva

    Silva, Fernando Flávio Pavan

  • Isabella Glória Camargo

    Camargo, Isabella Glória

  • Fred Charles Turner Lizidatti

    Lizidatti, Fred Charles Turner

  • Taise Jordão Zanzarini

    Zanzarini, Taise Jordão

  • Carolina Goulart Carvalho

    Carvalho, Carolina Goulart

DOI
10.37885/221010426
Publicado em

29/12/2022

Páginas

48-54

Capítulo

4

Resumo

Uma pandemia viral, nos moldes da Covid-19 cerceia a vida social, muda rotinas, gera pânico e possivelmente também impacta outras políticas de saúde pública que estavam em desenvolvimento, inclusive em âmbito municipal, o estudo analisa os índices das taxas de mortalidade das doenças do aparelho circulatório, aparelho respiratório e neoplasias, entre o período pandêmico e não pandêmico, sendo respectivamente de 2010 à 2019 e mês de julho de 2020 ao mês de maio de 2021, no município de Santa Fé do Sul- SP, verificando se houve impactos significativos nas causas de mortalidade apontadas durante a pandemia do Covid-19. Utilizando a observação das taxas, aplica- se uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental com uma abordagem quantitativa. Os dados analisados, foram obtidos por meio da plataforma Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), permitindo análises estatísticas e epidemiológicas, por via da Vigilância Epidemiológica do município, solicitadas através de termos de compromissos para utilização de dados e prontuários, os dados foram analisados com cálculos de média, onde o cálculo da taxa de mortalidade foi efetuado para cada mil habitantes. Utilizou-se a média do período pandêmico do aparelho circulatório, 2.217; aparelho pulmonar, 1.132; neoplasias, 1.346, o período não pandêmico expressou-se respectivamente em 2.175; 1.430 e 1.142. As médias somadas, apresentaram maiores percentuais durante o período não pandêmico, concluindo-se em estudo que as taxas de mortalidade das três principais patologias causadoras de óbito, não sofreram significativo impacto.

Palavras-chave

Mortalidade, SARS-COV-2 e Impactos relativos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.