ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Mariana Costa Matos
Liliana Santos
Silvana Lima Vieira
31/03/2021
93-109
5
Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com base em análise documental, de natureza qualitativa que tem como objetivo geral analisar as concepções de Educação Permanente contidas nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde. A pesquisa teve como fonte os Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde dos 27 Estados do Brasil, disponíveis em meio eletrônico. Os dados foram analisados a partir dos seguintes componentes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: Político-Gerencial, Processo Educativo e Resultados/Efeitos esperados. A partir da análise, foi possível apreender que as concepções de Educação Permanente em Saúde trazidas pelos Planos guardam estreita relação com o conceito adotado pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, sobretudo no que diz respeito às perspectivas pedagógicas e educacionais preconizadas pelo órgão federal. Assim como na Política, os elementos relacionados à abordagem política, gerencial e institucional do conceito de Educação Permanente em Saúde são abordados de maneira incipiente nos Planos analisados. Nesta perspectiva, evidenciou-se a necessidade de avançar com o processo de implementação dos Planos nos Estados, para que as concepções de EPS contidas nestes instrumentos normativos sejam de fato difundidas e postos em prática nos espaços de qualificação dos profissionais e trabalhadores de saúde.
Ler mais...Políticas Públicas de Saúde. Educação Continuada. Políticas, Planejamento e Administração em Saúde.
GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESAFIOS AGUDOS E CRÔNICOS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.