ANÁLISE DAS AULAS DE REGIME REMOTO NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB OS OLHARES DOS ALUNOS

Code: 230312601
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Título

ANÁLISE DAS AULAS DE REGIME REMOTO NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB OS OLHARES DOS ALUNOS

Autores(as):
  • Luciana Aparecida GonÇalves Oliveira

    Oliveira, Luciana Aparecida GonÇalves

  • Bianca Ázara

    Ázara, Bianca Cordeiro de

DOI
10.37885/230312601
Publicado em

31/05/2023

Páginas

11-28

Capítulo

1

Resumo

O advento da Pandemia de Covid-19 trouxe consigo desafios imensos para a educação, precisando ser reinventada com a implantação do inédito Ensino Remoto Emergencial (ERE). Objetivo: O objetivo foi analisar, sob a ótica dos alunos, as aulas de metodologia da Pesquisa I, antes e depois do ERE na pandemia. Metodologia: Esta pesquisa caracteriza-se segundo os fins como exploratória, como meio pesquisa de campo e de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada via Google Forms, contendo o termo de consentimento livre e esclarecido e questionário, os quais foram disponibilizados aos líderes das turmas, via link para os respectivos grupos de WhatsApp, com a solicitação de participação voluntária na pesquisa. Participaram da pesquisa 86 alunos do ensino superior dos cursos Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina Veterinária integral e noturno, Psicologia e Odontologia de um Centro Universitário do Sul de Minas, que foram matriculados na disciplina Metodologia da Pesquisa I, no período de 2020/1 e 2021/1. Resultados: Foi possível identificar, na visão dos alunos, desafios e perspectivas no ERE, expostas a seguir em um breve panorama, a saber: a satisfação com as adequações do plano de ensino foi de 93% e na coerência das avaliações foi de 95,3%. Frente ao ERE, 23,2% afirmaram sentir solidão durante as aulas. Os equipamentos e a conexão de rede foram, em geral, satisfatórios. Porém, 66,3% tiveram alguma queda de internet durante avaliações. Quanto ao ambiente de estudos, para 22,1% dos discentes a atmosfera de casa não foi a ideal, oferecendo dificuldades neste processo, sendo a principal delas, para 61,6%% a dificuldade de concentração. Conclusão: Essa pesquisa foi pioneira na instituição e mostrou que embora sofridos alguns desafios acerca de conexão e distanciamento, observou-se que os alunos entenderam a necessidade de migrar ao ERE e se sentiram satisfeitos, mediante o planejamento, execução e avaliação das aulas.

Palavras-chave

Ensino remoto emergencial, Aulas, Metodologia da pesquisa.

Autor(a) Correspondente
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