ANÁLISE DA REDE INTERORGANIZACIONAL DO TURISMO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA – AMAZONAS
Antônio Henrique Queiroz Conceição
Conceição, A. H. Q.
Mario Mollo Neto
Mollo Neto, M.
Luiz Felipe Matos Conceição
Conceição, L. F. M.
Antônio Vagner Almeida Olavo
Olavo, A. V. A.
01/04/2023
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Este artigo pretende contribuir para o estudo das redes interorganizacionais das empresas turísticas das áreas de Agências de Turismo, Gastronomia e Hotéis, bem como da indicação dos Espaços Turísticos da cidade de Iranduba-AM, cidade pertencente à Região Metropolitana de Manaus, tentando mostrar, como acontecem estes relacionamentos interorganizacionais e seu desenvolvimento na estrutura colaborativa. O estudo das redes enfatiza algumas variáveis importantes: tamanho da rede, estrutura das conexões, intensidade ou força de relação, densa ou múltipla, simetria ou reciprocidade de interconexão, tipo de coordenação, centralidade, grau de delegação, natureza das relações. O procedimento metodológico foi alcançado com o uso do software Ucinet 6.0® e o módulo Netdraw® para a interpretação dos dados. O resultado aponta para a necessidade de elevar os indicadores de densidade, centralidade de grau e centralidade de intermediação, pois estes podem ser uma das molas propulsoras para a criação de associações para a defesa de interesses comerciais, elevando a entrada de divisas, haja vista, a rede possuir seu relacionamento voltado para os atores de fora da cidade, deixando de ser simplesmente um destino coadjuvante como parece demonstrar a pesquisa e tornar-se um destino protagonista do turismo.
Análise de Redes Sociais, Redes de Empresas, Turismo, Amazônia, Iranduba-AM.
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