ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM.

Code: 200600562
21
18
Título

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM.

Autores(as):
  • Aline Dayane Silva

    Silva,Aline Dayane

  • Jessyca Suamy da Silva

    Silva,Jessyca Suamy da

  • Gésica Kelly Oliveira

    Oliveira,Gésica Kelly

  • Gleidson Monteiro dos Santos

    Santos,Gleidson Monteiro dos

DOI
10.37885/200600562
Publicado em

11/09/2020

Páginas

18-28

Capítulo

2

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura sobre utilização de estudo de casos na formação do processo de aprendizagem em enfermagem, com objetivo de revisar na literatura brasileira as contribuições da utilização do estudo de caso no curso de graduação em enfermagem. As buscas dos artigos foram feitas na BVS, LILACS e MEDLINE, no período de 2005 a 2015, foram encontrados 69 artigos, sendo disponível apenas 29, após leitura exaustiva dos estudos, foram selecionados 8 artigos e os demais excluídos por não abordarem a temática da pesquisa. Ao analisar os artigos selecionados foram elaborados 2 quadros com os objetivos dos estudos analisados e suas contribuições, respectivamente. Com a exploração dos estudos sobre a utilização de estudo de caso no processo de ensino aprendizagem em enfermagem evidenciou-se as principais contribuições desse método, que se detém amotiva o discente a ter um espírito inovador, critico e reflexivo, favorece uma correlação entre os casos apresentados em sala de aula com a atividade prática.

Palavras-chave

Estudo de caso - Educação em enfermagem

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.