ANÁLISE DA PRÁTICA DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA COMO CONTRIBUTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MECUFI

Code: 230211917
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Título

ANÁLISE DA PRÁTICA DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA COMO CONTRIBUTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MECUFI

Autores(as):
  • José Calisto Da Rocha

    Da Rocha, José Calisto

  • Alexandre Edgar Lourenço Tocoloa

    Tocoloa, Alexandre Edgar Lourenço

  • Gaspar Lourenço Tocoloa

    Tocoloa, Gaspar Lourenço

DOI
10.37885/230211917
Publicado em

30/05/2023

Páginas

21-38

Capítulo

2

Resumo

O estudo tem como tema Análise da prática de supervisão pedagógica como contributo no desenvolvimento profissional dos professores da Escola Secundária de Mecufi. E reflete a realidade actual, que tem como objectivos - geral: Analisar a prática de supervisão pedagógica como contributo no desenvolvimento profissional dos professores da Escola Secundária de Mecufi; e específicos os seguintes: descrever a prática de supervisão pedagógica como contributo no desenvolvimento profissional dos professores; explicar o período do decurso da supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional dos professores; caracterizar as competências convocadas para o decurso da supervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional dos professores. No que concerne à metodologia, o estudo caracteriza-se pelo paradigma interpretativo, abordagem qualitativa, método indutivo, estudo de caso, com 10 participantes da pesquisa e a técnica de colecta de dados: entrevistas semi-estruturada. Os resultados fizeram perceber que a supervisão é apoio e ajuda na melhoria de técnicas e métodos no processo de ensino e aprendizagem. É ela que melhora o seu desempenho a partir de minimização das suas fraquezas. A prática de supervisão pedagógica como contributo no desenvolvimento profissional dos professores na Escola Secundária de Mecufi está na responsabilidade de membros da direcção. Os resultados ainda avançam que técnicos distritais, técnicos da área pedagógica; a nível provincial – do departamento pedagógico também se responsabilizam pela supervisão. Para realização de uma actividade de supervisão observam-se requisitos como: experiência de serviço, formação profissional, formação psicopedagógica e perfil humano.

Palavras-chave

Prática, Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional.

Autor(a) Correspondente
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