ANÁLISE DA PERDA DE CALOR EM LINHAS DE SUPERFÍCIE AÉREAS DE INJEÇÃO DE VAPOR

Code: 210404106
22
6
Título

ANÁLISE DA PERDA DE CALOR EM LINHAS DE SUPERFÍCIE AÉREAS DE INJEÇÃO DE VAPOR

Autores(as):
  • Mario Celso Neves de Andrade

    Andrade, Mario Celso Neves de

  • Lílian Lima Bomfim

    Bomfim, Lílian Lima

  • Ronnie Matos Tavares Feitosa

    Feitosa, Ronnie Matos Tavares

  • Josan Carvalho de Figueiredo Filho

    Figueiredo Filho, Josan Carvalho de

  • Kaique Dantas Silva

    Silva, Kaique Dantas

  • Larissa Ferreira Torres

    Torres, Larissa Ferreira

DOI
10.37885/210404106
Publicado em

03/07/2021

Páginas

65-78

Capítulo

4

Resumo

Este artigo aborda o cálculo numérico das taxas de perda de calor em lihas aéreas de injeção de vapor em reservatórios de petróleo, e se baseia no relatório do projeto de extensão denominado “Transferência de Calor em Poços de Injeção de Vapor de Projetos de Recuperação Avançada de Petróleo”, da Universidade Tiradentes (UNIT), no ano de 2017. O projeto foi executado pelos alunos Kaique Dantas Silva, Larissa Ferreira Torres, Lílian Lima Bomfim e Ronnie Matos Tavares Feitosa, todos co-autores deste artigo, sob orientação técnica e coordenação dos professores Josan Carvalho de Figueiredo Filho e Mário Celso Neves de Andrade, também co-autores.As linhas de injeção de vapor em um campo de petróleo vão desde a saída do gerador até a cabeça do poço injetor e, para os cálculos das perdas de calor, foi considerada como modelo uma tubulação com 1000 m de extensão total, tendo sido calculadas as perdas por convecção no interior dos tubos, condução na tubulação e no isolamento térmico e convecção mais radiação na parte externa aos tubos, em contato com ar ambiente. As taxas encontradas foram analisadas em função do comprimento da tubulação, visto que, ao se distanciar do gerador, essas perdas são intensificadas e a quantificação do título de vapor que chega à cabeça do poço é de fundamental importância para atestar a eficiência do método de recuperação secundária de petróleo por injeção de vapor. As perdas foram calculadas e comparadas em relação ao comprimento unitário da tubulação, supostamente revestida com material isolante com o dobro da espessura da parede da tubulação.

Palavras-chave

Injeçâo de vapor, Perdas de calor, Tubulações de petróleo, Recuperação avançada de petróleo, Métodos térmicos de recuperação de petróleo, Termodinâmica aplicada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.