ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE ENSINO ONE MINUTE PRECEPTOR NA VIVÊNCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DE UMA FACULDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Code: 230513118
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Título

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE ENSINO ONE MINUTE PRECEPTOR NA VIVÊNCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DE UMA FACULDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores(as):
  • Claudluce Marques Pimentel

    Pimentel, Claudluce Marques

  • Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira

    Vieira, Juliany Silveira Braglia Cesar

  • Juliana Monteiro Costa

    Costa, Juliana Monteiro

  • Maria Clara Santos Barros

    Barros, Maria Clara Santos

DOI
10.37885/230513118
Publicado em

30/06/2023

Páginas

64-82

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: Analisar o impacto do One Minute Preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior que utiliza metodologia ativa de ensino no nordeste brasileiro. Métodos: Estudo de intervenção, qualiquantitativo, sequencial explanatório, realizado no centro de reabilitação, um dos cenários do hospital escola, com amostra de 20 estudantes e 10 preceptores. Ocorreu em quatro etapas, seguindo a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, sob parecer 3.021.399. Análises quantitativas realizadas no Microsoft Office Excel 2016® e Software Rstudio®, a qualitativa conforme análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O modelo estudado estimulou, motivou e favoreceu o raciocínio crítico reflexivo, sendo percebido pelos grupos melhora na condução da preceptoria, feedback e postura ativa dos estudantes, possibilitando consolidar instrumentos facilitadores de ensino-aprendizagem em ambientes de prática clínica. Conclusão: O One minute Preceptor mostrou-se adequado a metodologia da instituição e perfil dos estudantes participantes.

Palavras-chave

Preceptoria, Fisioterapia, Avaliação, Educação baseada em competências.

Autor(a) Correspondente
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