ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS RESTAURANTES DE FORTALEZA: ANÁLISE DA IDENTIDADE

Code: 200400093
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Título

ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS RESTAURANTES DE FORTALEZA: ANÁLISE DA IDENTIDADE

Autores(as):
  • João Adamor Dias Neves

    Adamor

  • Adriano César Rosa Da Costa

    Adriano César Rosa da Costa

  • Josimeire Alves Gomes

    Josimeire Alves Gomes

  • Raimundo Wellington Araujo Pessoa

    Raimundo Wellington Araujo Pessoa

DOI
10.37885/200400093
Publicado em

16/06/2020

Páginas

20-31

Capítulo

2

Resumo

Este artigo analisa a identidade dos restaurantes na óptica dos empregados, identifica o tipo de focagem predominante nesse negócio e associa a referida identidade com o perfil dos respondentes.Mediu-se a identidade por meio de uma série de variáveis em 27 restaurantes de uma capital nordestina, aplicando-se um questionário previamente validado em 343 empregados. Os resultados indicaram que os empregados incorporaram uma identidade focada principalmente na atividade e, no geral, identificaram-se com ela, tanto nas representaçõesconscientes quanto nas inconscientes.Não se constatou associação estatisticamente significativa entre o perfil dos empregados, a identidade e a focagem principal, com base na análise do V de Cramer e no rho de Spearman. Os resultados deste estudo são úteis aos restaurantes (colabora com uma gestão eficaz da mudança), à academia (pode-se replicar o estudo feito), aos empregados (conhecem a imagem coletiva dos restaurantes) e a outras organizações similares (podem realizar estudo semelhante).Palavras-chave: Identidade e cultura organizacionalpolítica empresarial, focagem, atividade.

Palavras-chave

identidade, e, cultura, organizacional, política, empresarial, focagem, atividade

Autor(a) Correspondente
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