ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS RESTAURANTES DE FORTALEZA: ANÁLISE DA IDENTIDADE
João Adamor Dias Neves
Adamor
Adriano César Rosa Da Costa
Adriano César Rosa da Costa
Josimeire Alves Gomes
Josimeire Alves Gomes
Raimundo Wellington Araujo Pessoa
Raimundo Wellington Araujo Pessoa
16/06/2020
20-31
2
Este artigo analisa a identidade dos restaurantes na óptica dos empregados, identifica o tipo de focagem predominante nesse negócio e associa a referida identidade com o perfil dos respondentes.Mediu-se a identidade por meio de uma série de variáveis em 27 restaurantes de uma capital nordestina, aplicando-se um questionário previamente validado em 343 empregados. Os resultados indicaram que os empregados incorporaram uma identidade focada principalmente na atividade e, no geral, identificaram-se com ela, tanto nas representaçõesconscientes quanto nas inconscientes.Não se constatou associação estatisticamente significativa entre o perfil dos empregados, a identidade e a focagem principal, com base na análise do V de Cramer e no rho de Spearman. Os resultados deste estudo são úteis aos restaurantes (colabora com uma gestão eficaz da mudança), à academia (pode-se replicar o estudo feito), aos empregados (conhecem a imagem coletiva dos restaurantes) e a outras organizações similares (podem realizar estudo semelhante).Palavras-chave: Identidade e cultura organizacionalpolítica empresarial, focagem, atividade.
identidade, e, cultura, organizacional, política, empresarial, focagem, atividade
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