ANÁLISE DA ALOCAÇÃO DE ERROS NA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DA CMI: ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA GESTÃO FINANCEIRA NA PETROBRÁS.

Code: 231215215
9
0
Título

ANÁLISE DA ALOCAÇÃO DE ERROS NA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DA CMI: ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA GESTÃO FINANCEIRA NA PETROBRÁS.

Autores(as):
  • Hayane Lopes Brasileiro

    Brasileiro, H. L.

  • Paulo Vitor Jordão Da Gama Silva

    Silva, P.V.J.G.

DOI
10.37885/231215215
Publicado em

01/03/2024

Páginas

8-22

Capítulo

1

Resumo

O artigo aborda a Apuração dos Principais Erros na Previsão e Alocação Orçamentária da Comercialização no Mercado Interno da Petrobras (CMI). É destacada a importância do Planejamento Estratégico nas empresas, sua cultura orçamentária e a subdivisão dos orçamentos internos e governamentais da Petrobras. O estudo tem como objetivo avaliar os erros cometidos pela CMI, analisando seu impacto na realização orçamentária e no planejamento futuro. Serão propostas alternativas para reduzir esses erros e melhorar a precisão e eficiência do processo, buscando um planejamento mais realista e assertivo. Observou-se que os maiores erros ocorrem no grupo de contas "Outros", especialmente na conta de Assinaturas de Publicações Técnicas e Periódicos. A alocação dos custos é realizada manualmente no sistema SAP, o que dificulta a correta alocação devido ao extenso plano de contas pouco divulgado. Além disso, a consulta à área contábil enfrenta demoras, tornando o processo ineficiente. Ações de melhoria propostas incluem treinamento adequado no SAP, atualização e maior divulgação do plano de contas, e a designação de um ponto focal para consultas rápidas. A integração desses pontos é essencial para uma alocação de gastos mais precisa e eficiente. Para melhorar o processo de alocação de gastos na CMI da Petrobras, foram implementadas ações baseadas na metodologia do estudo. Criou-se um guia de passo a passo para consulta no SAP, divulgado com treinamentos para toda a gerência executiva. Além disso, está prevista a automação do Plano de Contas e a definição de um ponto focal para consultas. A análise dos dados mostrou que a conta de Assinaturas de Publicações apresentou erros significativos na alocação, representando grande parte do orçamento previsto para 2024. Com as melhorias implementadas, estima-se uma redução de 90% nos erros e maior eficiência no processo.

Palavras-chave

Apuração de Erros, Alocação Orçamentária, Planejamento Estratégico, Treinamento, Redução de Erros.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.