ANÁLISE COMPARATIVA DE TRAÇOS PARA CONCRETO BETUMINOSO USINADO À QUENTE NA REGIÃO DE CAMPO VERDE - MT

Code: 230312316
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Título

ANÁLISE COMPARATIVA DE TRAÇOS PARA CONCRETO BETUMINOSO USINADO À QUENTE NA REGIÃO DE CAMPO VERDE - MT

Autores(as):
  • Fernanda Victória De Oliveira

    OLIVEIRA, F. V.

  • Sérgio Luiz Morais Magalhães

    MAGALHÃES, S. L. M.

  • Marcos De Oliveira Valin Jr

    Valin Jr, Marcos De Oliveira

DOI
10.37885/230312316
Publicado em

07/06/2023

Páginas

355-371

Capítulo

24

Resumo

A relevância do estudo de agregados na pavimentação é fundamentada pelo avanço e aprimoramento de técnicas executivas e pela incessante busca da redução de custos na execução de pavimentos. Esse trabalho tem como perspectiva estudar o pó de pedra, advindo de duas pedreiras diferentes, partindo do princípio em que a origem da rocha que se transformou nesse material tem uma importância significativa no desempenho do Concreto Betuminoso Usinado à Quente, sendo o principal objetivo analisar a relação o custo-benefício dos diferentes materiais. A rodovia escolhida foi a MT-140, trecho entre Campo Verde e Nova Brasilândia, durante a execução da implantação de um pavimento de extensão de 9,97km. As pedreiras escolhidas foram Polimix – próxima da obra e a Brita Guia que apresenta uma distância maior. No que se refere aos ensaios de caracterização desses agregados as duas misturas utilizadas estavam dentro dos limites definidos pelo DNIT, Faixa C (o qual é especificado em projeto), portanto a relevância principal se deu na composição do traço e no custo final apresentado por estes. Por apresentar um material de maior teor pulverulento, a mistura que utilizou o pó da Brita Guia exigiu uma quantidade menor de cimento asfáltico de petróleo (CAP 30/45) para atingir o desempenho ideal, sendo um teor de apenas 5,05% já o pó de pedra da pedreira Polimix que possui um teor menor, demandou a necessidade de 5,8% de material asfáltico, o que foi determinante para uma diferença de aproximadamente 5% no custo unitário entre as misturas e levando em conta também o custo dos transportes dos materiais. Dessa forma, o estudo apresentado mostra com maiores detalhes os métodos utilizados na busca desses resultados e reafirma a importância dos ensaios tecnológicos utilizados antes da execução do pavimento.

Palavras-chave

CBUQ, Pó de Pedra, Composição de custos.

Autor(a) Correspondente
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