ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Code: 220809818
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Título

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Autores(as):
  • Marina Luiza Resende Abritta

    Abritta, Marina Luiza Resende

  • Maria Das Graças Jezini Meira

    Meira, Maria das Graças Jezini

  • Daniel Antunes Freitas

    Freitas, Daniel Antunes

  • Renato Sobral Monteiro Júnior

    Monteiro Júnior, Renato Sobral

  • Wellington Danilo Soares

    Soares, Wellington Danilo

DOI
10.37885/220809818
Publicado em

29/12/2022

Páginas

23-30

Capítulo

2

Resumo

Introdução: A análise científica é importante, pois visa orientar os pesquisadores a explorarem áreas mais necessárias e direcionar políticas de saúde em prol de uma sociedade mais equânime e dinâmica. Dessa forma, o estudo trata da aplicação de propriedades bibliométricas, a fim de compreender a produção científica dos últimos 5 anos de 2 revistas da área da Educação Física (Motriz e Motricidade). Por meio desse estudo é possível inferir a metodologia mais usada, o tipo de artigo mais publicado, linguagem mais frequente, bem como a instituição de origem. Esses parâmetros permitem entender a tendência das publicações feitas nessas revistas e direcionam o estudo para áreas ainda pouco exploradas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de ordem transversal. Foi realizada análise de artigos publicados de forma integral nas revistas Motriz e Motricidade, de 2018-2022. Resultados: Foram analisados 519 artigos, destes a maior parte, 369, oriunda de instituição pública, 440, publicados em inglês e 354 possuem metodologia quantitativa. Além disso, nota-se que a maior parte dos artigos, 458, são originais e 255 são escritos por mais de 5 autores. Ademais, os temas mais frequentes são aqueles que envolvem assuntos como: força muscular; atividade física; qualidade de vida e saúde. Conclusão: Observa-se que artigos em espanhol e outras línguas não são tão frequentes, logo é importante que haja estímulo à produção científica em diversos idiomas para maior alcance global. Em suma, nota-se que a produção científica é rica, mas pode ser impulsionada por meio da ampliação da linguagem, metodologias e tipos de estudos.

Palavras-chave

Bibliometria, Educação Física, Ensino.

Autor(a) Correspondente
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