AN EXPLANATION ABOUT RECOVERY OF DEGRADED AREAS AND AFFORESTATION WITH NATIVE CAATINGA PLANTS IN THE AREA OF INFLUENCE OF THE TATU-BOLA WILDLIFE REFUGE

Code: 200600422
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Título

AN EXPLANATION ABOUT RECOVERY OF DEGRADED AREAS AND AFFORESTATION WITH NATIVE CAATINGA PLANTS IN THE AREA OF INFLUENCE OF THE TATU-BOLA WILDLIFE REFUGE

Autor(a):
  • Maria Jaciane De Almeida Campelo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200600422
    Publicado em

    31/07/2020

    Páginas

    53-61

    Capítulo

    6

    Resumo

    O presente estudo foi realizado em três escolas públicas de Petrolina - PE, localizadas dentro e no entorno do Refúgio de Vida Silvestre - RVS do Tatu Bola, semiárido Pernambucano. O objetivo foi despertar o interesse das crianças sobre a importância das técnicas de recuperação de áreas degradadas e da arborização escolar, traçando seus benefícios na utilização de espécies nativas e cuidado pós-plantio. Foram conduzidos os estudos a partir de encontros realizados entre os meses de Maio a Junho de 2015, cujo público alvo foram alunos do 5º a 6º ano do Ensino FundamentaI I. As atividades realizadas, como palestras (com duração de vinte minutos), dinâmica de grupo e aplicação de questionário foram de caráter educativo, com a participação de discentes e docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi elaborada uma lista de com 31espécies de plantas para serem utilizadas na arborização das escolas, com o planejamento ideal e correto das espécies para cada ambiente e espaço que possuíam as escolas estudadas. As espécies com porte arbustivo foram utilizadas na composição paisagística de pequenas áreas dos recintos escolares e as arbóreas foram plantadas em áreas maiores. O público compreendeu 63 alunos, cujos dados revelaram que o Qui quadrado analisado se mostrou em geral acima de 3,841, para a interpretação das três questões levantadas nas escolas quanto ao conhecimentos dos temas abordados, indicando que os números de observados e de esperados são estatisticamente diferentes e que os desvios são significativos. Dessa forma, concluímos que houve efetividade das atividades realizadas, visto que se pôde rejeitar a hipótese de nulidade e aceitar a hipótese alternativa. Percebe-se ainda que o conhecimento pós-palestra foi mais significativo quando comparado com o pré-palestra, demonstrando que os alunos assimilaram os conceitos passados durante as atividades realizadas.

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    Palavras-chave

    Semiárido, Plantio de mudas, Plantas nativas, Recomposição floristica, Extensão rural, Conservação

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