AN EXPLANATION ABOUT RECOVERY OF DEGRADED AREAS AND AFFORESTATION WITH NATIVE CAATINGA PLANTS IN THE AREA OF INFLUENCE OF THE TATU-BOLA WILDLIFE REFUGE
Maria Jaciane De Almeida Campelo
Campelo, M.J.A.
31/07/2020
53-61
6
EXTENSÃO RURAL EM FOCO: APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO - VOLUME 1
O presente estudo foi realizado em três escolas públicas de Petrolina - PE, localizadas dentro e no entorno do Refúgio de Vida Silvestre - RVS do Tatu Bola, semiárido Pernambucano. O objetivo foi despertar o interesse das crianças sobre a importância das técnicas de recuperação de áreas degradadas e da arborização escolar, traçando seus benefícios na utilização de espécies nativas e cuidado pós-plantio. Foram conduzidos os estudos a partir de encontros realizados entre os meses de Maio a Junho de 2015, cujo público alvo foram alunos do 5º a 6º ano do Ensino FundamentaI I. As atividades realizadas, como palestras (com duração de vinte minutos), dinâmica de grupo e aplicação de questionário foram de caráter educativo, com a participação de discentes e docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi elaborada uma lista de com 31espécies de plantas para serem utilizadas na arborização das escolas, com o planejamento ideal e correto das espécies para cada ambiente e espaço que possuíam as escolas estudadas. As espécies com porte arbustivo foram utilizadas na composição paisagística de pequenas áreas dos recintos escolares e as arbóreas foram plantadas em áreas maiores. O público compreendeu 63 alunos, cujos dados revelaram que o Qui quadrado analisado se mostrou em geral acima de 3,841, para a interpretação das três questões levantadas nas escolas quanto ao conhecimentos dos temas abordados, indicando que os números de observados e de esperados são estatisticamente diferentes e que os desvios são significativos. Dessa forma, concluímos que houve efetividade das atividades realizadas, visto que se pôde rejeitar a hipótese de nulidade e aceitar a hipótese alternativa. Percebe-se ainda que o conhecimento pós-palestra foi mais significativo quando comparado com o pré-palestra, demonstrando que os alunos assimilaram os conceitos passados durante as atividades realizadas.
Semiárido, Plantio de mudas, Plantas nativas, Recomposição floristica, Extensão rural, Conservação
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.