ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR

Code: 221211433
Downloads
13
Views
20
Compartilhe
Título

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NA ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR

Autor(a):
  • Tânia Mara Dos Santos Bassi

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211433
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    725-737

    Capítulo

    50

    Resumo

    O objetivo básico deste artigo, na perspectiva inclusiva, a partir da pesquisa de Mestrado em Educação (UEMS, 2019), trazer sucintamente a análise da execução do Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de escolarização de educandos com Deficiência Intelectual, na primeira etapa do Ensino Fundamental, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. No caminho investigativo, como método, abrangeu a pesquisa qualitativa, utilizando procedimentos como: levantamento bibliográfico, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados expressaram avanços na instituição do PEI em suas normativas legais concernentes à Educação Especial. No entanto, ainda não se pode afirmar que esse instrumento pedagógico se configura como uma prática efetiva na escolarização de alunos, público alvo da Educação Especial, mormente com Deficiência Intelectual, objeto dessa pesquisa, mas é possível dizer que sua implementação está em processo no município investigado. Os estudos conduzidos na direção apontada também evidenciaram dissonâncias entre as prerrogativas legais e a prática escolar, em destaque o professor atuante na perspectiva inclusiva, explicitando necessidade de esforços/ investimento na formação continuada com a finalidade de promover conhecimentos que possibilitem uma melhor compreensão acerca das especificidades do público alvo da Educação Especial. E finalmente, aponta como necessária maior articulação entre ensino comum e Educação Especial, conforme predispõe a legislação, na configuração do contexto escolar inclusivo.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Inclusão escolar, Prática docente, Plano Educacional Individualizado (PEI).

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH IX

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar