ALTERAÇÕES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS FAMILIARES DURANTE A CONJUNTURA PANDÊMICA DO COVID-19

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Título

ALTERAÇÕES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS FAMILIARES DURANTE A CONJUNTURA PANDÊMICA DO COVID-19

Autores(as):
  • José Aderval Aragão

  • Lílian Leandro se Oliveira Santos

  • Nathalia Maria Santos Alves

  • Ingrid Santos Oliveira

  • Euda Servulo Santos Silva

  • Felipe Sanchez Otero Santos

  • Joás Alves da Cruz

  • Marina Elizabeth Cavalcanti de Sant’anna Aragão

  • Francisco Prado Reis

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210906139
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    45-57

    Capítulo

    3

    Resumo

    A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios às famílias ao redor do mundo – todos os grupos familiares foram afetados, tanto direta quanto indiretamente, pelo surgimento abrupto do vírus SARS-CoV-2. Dentre os diversos grupos familiares, aqueles que possuem crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) tiveram intensificadas as dificuldades pelo cenário pandêmico. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi de, por meio de uma revisão integrativa da literatura, analisar alterações e dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes com TEA e seus familiares mediante a conjuntura pandêmica do covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de setembro de 2021 na base de dados PubMed, SciELO, Google Acadêmico e de outras fontes, nos idiomas inglês, espanhol e português. Para isso, foram utilizados as palavras chaves “autism” and “pandemic” e “autism” and “education” and “parents” and “pandemic. A inclusão foi feita através da leitura dos títulos e resumo dos artigos e foram encontrados 388 artigos, dos quais 26 foram utilizados. Os dados mostraram que os maiores desafios das crianças e adolescentes estão relacionados à nova rotina marcada pelo isolamento, que impede o acesso dos indivíduos com TEA aos insumos e tratamentos adequados, além da dificuldade enfrentada na administração da educação remota. Além disso também foi observado o crescimento dos níveis de estresse e ansiedade, revelando que essas pessoas e suas famílias podem apresentar um grande comprometimento psicológico. Dessa maneira, é importante destacar a necessidade de prestar apoio as crianças e adolescentes, bem como seus familiares, com o propósito de minorar as consequências negativas trazidas com a pandemia.

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    Palavras-chave

    Transtorno do Espectro Autista, Pandemia, COVID-19, Isolamento Social, Dificuldades Familiares.

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