ALGUMAS CENAS ESCOLARES NAS CONSTRUÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210504622
11
3
Título

ALGUMAS CENAS ESCOLARES NAS CONSTRUÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a):
  • Katiele Hundertmarck

    Hundertmarck, Katiele

DOI
10.37885/210504622
Publicado em

01/07/2021

Páginas

37-45

Capítulo

3

Resumo

As construções de modos de ser e estar considerando as feminilidades e masculinidades perpassa pela influência dos diversos contextos de vida e sociedade, dos quais, a escola potencializa alguns modelos hegemônicos sobre os corpos, gêneros e sexualidades, ainda disciplinando-os para as normas binárias estereotipadas de ser, estar e se constituir enquanto mulher e homem no padrão cisheteronormativo. Pensar sobre as influências da escola na produção dos sujeitos é possibilitar a análise e constituir subsídios para a intencionalidade de refletir, discutir e desestabilizar alguns desses modelos hegemônicos. A partir disso, visualiza-se perspectivas para pensar estratégias nesse cenário cotidiano da escola e problematizá-las no sentido de identificar as pedagogias culturais que favorecem a constituição de feminilidades e masculinidades e com isso, promover inquietações com potencial de transformação. Objetiva-se narrar três cenas ocorridas na escola que possibilitam a discussão sobre como essa instituição atua na formação desses modelos hegemônicos de gêneros e sexualidades, argumentar as reverberações e favorecer um movimento de pensar sobre os papéis da escola na produção de sujeitos, na condução de assuntos relacionados a esses temas e vislumbres para romper com determinadas normas causadoras de sofrimentos, violências e exclusões dentro do espaço escolar e para além desse.

Palavras-chave

Gêneros, Sexualidades, Educação, Juventudes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.