ALGORITMOS REPRESENTADOS POR FLUXOGRAMAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 230412834
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Título

ALGORITMOS REPRESENTADOS POR FLUXOGRAMAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Ana Lisiane Lopes Da Silva

    SILVA, A. L. L.

  • Laiany Fagundes Mota

    Mota, L. F.

  • Milena Mendonça Dutra

    DUTRA, M. M.

  • Odinei Silva Garcia

    GARCIA, O. S.

  • Maria Arlita Da Silveira Soares

    SOARES, M. A. S.

  • Leugim Corteze Romio

    ROMIO, L. C.

DOI
10.37885/230412834
Publicado em

31/05/2023

Páginas

571-581

Capítulo

39

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise de como duas coleções de livros didáticos, aprovadas pelo PNLD 2020, abordam as habilidades propostas pela BNCC-Matemática relacionadas ao Pensamento Computacional, em particular, na unidade temática “Álgebra”. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica nas propostas curriculares e nas pesquisas que problematizam relações entre os pensamentos Matemático e Computacional. Adotou-se pressupostos da pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que o estudo de algoritmos, representados por fluxogramas, ainda é muito incipiente, precisando ser melhor trabalhados, principalmente, em relação a simbologia e a relação com conteúdos/conceitos matemáticos, em especial, identificação de padrões.

Palavras-chave

BNCC-Matemática, Livro Didático, Pensamento Computacional.

Autor(a) Correspondente
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