ALGORITMOS REPRESENTADOS POR FLUXOGRAMAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Lisiane Lopes Da Silva
SILVA, A. L. L.
Laiany Fagundes Mota
Mota, L. F.
Milena Mendonça Dutra
DUTRA, M. M.
Odinei Silva Garcia
GARCIA, O. S.
Maria Arlita Da Silveira Soares
SOARES, M. A. S.
Leugim Corteze Romio
ROMIO, L. C.
31/05/2023
571-581
39
Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise de como duas coleções de livros didáticos, aprovadas pelo PNLD 2020, abordam as habilidades propostas pela BNCC-Matemática relacionadas ao Pensamento Computacional, em particular, na unidade temática “Álgebra”. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica nas propostas curriculares e nas pesquisas que problematizam relações entre os pensamentos Matemático e Computacional. Adotou-se pressupostos da pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que o estudo de algoritmos, representados por fluxogramas, ainda é muito incipiente, precisando ser melhor trabalhados, principalmente, em relação a simbologia e a relação com conteúdos/conceitos matemáticos, em especial, identificação de padrões.
BNCC-Matemática, Livro Didático, Pensamento Computacional.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.