ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220207576
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Título

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Santana Elvira Amaral da Rocha

    ROCHA, S.E.A.

  • Rosemary Farias Rufino

    RUFINO, R.F.

DOI
10.37885/220207576
Publicado em

26/02/2022

Páginas

111-119

Capítulo

8

Resumo

O presente artigo suscita o diálogo sobre alfabetização e letramento no ciclo inicial do ensino fundamental, e traz à discussão os desafios da articulação conceitual entre teoria e prática acerca desses processos em contextos educativos, tendo como sujeito a criança em fase inicial de escolarização. O objetivo geral é compreender os desafios subjacentes a esses processos decorrentes da formulação conceitual construída ao longo do tempo, e as possíveis implicações didáticas desses conhecimentos no cotidiano escolar. A metodologia utilizada ancora-se em um estudo de caráter bibliográfico, à luz de estudos produzidos por SOARES (2017, 2004, 1985), FERREIRO (2011); SMOLKA (2012), LURIA (2010), e em documentos oficiais do país como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (2010). Os resultados do estudo comprovam que as práticas alfabetizadoras fundadas em princípios teóricos subsidiam o trabalho pedagógico, e levam o professor à reflexão diária sobre suas práticas de ensino ante às diferentes concepções de alfabetização, uma discussão que contribui significativamente para a melhoria de seu fazer pedagógico e para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

Palavras-chave

Alfabetização, Letramento, Ensino.

Autor(a) Correspondente
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