ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Code: 221110796
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Título

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Autor(a):
  • Paulo Roberto Serpa

    Serpa, Paulo Roberto

DOI
10.37885/221110796
Publicado em

29/12/2022

Páginas

19-29

Capítulo

2

Resumo

Presente no contexto curso de especialização em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional, esta pesquisa tem por objetivo principal, investigar os conceitos essenciais de alfabetização e letramento, e outros que norteiam as ações do psicopedagogo institucional frente ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram apresentados e discutidos os conceitos de alfabetização, letramento e psicopedagogia no âmbito escolar. A metodologia aplicada foi qualitativa do tipo bibliográfica. Pontua-se, como resultado desta pesquisa, o entendimento de que a atuação do psicopedagogo no ambiente escolar é imprescindível para a alfabetização, de inclusão, e de outros referentes ao processo de ensino-aprendizagem na instituição, buscando atuar por metodologias e estratégias que estimulem relações entre a comunidade, professores, funcionários, e principalmente os alunos. Conclui-se que, a atuação do psicopedagogo institucional contribui para o desenvolvimento e aprendizagem geral dos alunos, bem como, contribui na ação dos professores alfabetizadores e equipe pedagógica.

Palavras-chave

Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Institucional, Ação Psicopedagógica.

Autor(a) Correspondente
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