ALFABETIZAÇÃO E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS: UM ESTUDO DE CASO

Code: 220910360
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Título

ALFABETIZAÇÃO E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS: UM ESTUDO DE CASO

Autor(a):
  • Teresa Schoen

    Schoen, Teresa

DOI
10.37885/220910360
Publicado em

31/10/2022

Páginas

81-97

Capítulo

5

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que os métodos tradicionais de alfabetização associados a jogos e outras atividades desenvolvem funções executivas, como memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório, consideradas fundamentais pelos estudiosos da ciência cognitiva. Por meio de um estudo de caso, com uma adolescente que apresentava várias repetências escolares e muita dificuldade com a leitura e escrita, pode-se observar como as diversas habilidades foram trabalhadas para consolidar o processo de alfabetização.

Palavras-chave

Alfabetização, Intervenção, Funções executivas, Adolescência, Dificuldades acadêmicas

Autor(a) Correspondente
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