ALBERT CAMUS: A PESTE E A RELAÇÃO COM O PANÓPTICO DE MICHEL FOUCAULT
ALBERT CAMUS: A PESTE E A RELAÇÃO COM O PANÓPTICO DE MICHEL FOUCAULT
Antônio Carlos Araújo
Sebastiana Luciana Ferreira Araújo
04/01/2024
36-44
3
Num emaranhado de ideias entre "A Peste" de Albert Camus e o conceito do Panóptico em "Vigiar e Punir" de Michel Foucault, desdobra-se uma narrativa que vai além das delimitações entre literatura e filosofia. A Peste, ao explorar a condição humana de maneira alegórica diante da adversidade, entrelaça-se de forma provocante com o Panóptico de Foucault, proporcionando uma perspectiva multifacetada sobre o controle social e as respostas individuais em meio a crises. Esta análise almeja desbravar a intrincada complexidade de ideias que emerge desse encontro.
Ler mais...A Peste, Albert Camus, Vigiar e Punir, Michel Foucault, Panóptico, controle social, existencialismo, literatura-filosofia.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.