ALADDIN E JASMINE: REPRESENTAÇÕES PARA QUEM?

Code: 210304044
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Título

ALADDIN E JASMINE: REPRESENTAÇÕES PARA QUEM?

Autores(as):
  • Patricia Quitero Rosenzweig

    Rosenzweig, Patricia Quitero

  • Rosa Maria Berardo

    Berardo, Rosa Maria

  • Ana Carolina Rocha Lisita

    Lisita, Ana Carolina Rocha

DOI
10.37885/210304044
Publicado em

02/05/2021

Páginas

60-72

Capítulo

4

Resumo

O presente artigo, propõe analisar as visualidades, por meio da perspectiva da Cultura Visual, o filme do Aladdin (1992), gerido pela franquia Princesas da Disney, da Walt Disney Pictures. A marca, criada em 2000, é composta por uma series de filmes e produtos (bonecas, roupas, artigos escolares, fantasias, alimentos) voltados predominantemente ao público infantil, principalmente o feminino, que influenciam da perpetuação das representações estereotipadas do feminino e até mesmo do masculino na sociedade ocidental. Utiliza como metodologia, o conceito da interseccionalidade para traçar as analises das representações dos personagens presentes no filme, além ressaltar como a Disney, apesar de ter compreendido que os tempos mudaram, continuam com seus princípios excludentes e com um olhar familiarista e colonizador sobre tudo aquilo que foge do padrão euromericano.

Palavras-chave

Princesas Disney, Cultura Visual, Interseccionalidade, Representação de Gênero.

Autor(a) Correspondente
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