AINDA PODEMOS FALAR DE GÊNERO NA ESCOLA?
Liliann Rose Pereira De Freitas
Freitas, Liliann Rose Pereira de
Rosilene Dias Montenegro
Montenegro, Rosilene Dias
Fábio Ronaldo Da Silva
Silva, Fábio Ronaldo da
01/12/2023
115-138
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No ambiente escolar, questões relacionadas a gênero e diversidade sexual frequentemente são fontes de tensões e silenciamentos. É fundamental reconhecer que a diversidade, abrangendo todas as suas dimensões, deve ser integralmente incorporada às práticas educacionais nas escolas. Isso nos leva a indagar como essas questões se manifestam quando abordamos especificamente o tema do gênero. Nesse contexto, o propósito deste artigo foi compreender como gênero e diversidade sexual se manifestam no cotidiano escolar dos(as) professores(as) das escolas da rede estadual de Campina Grande (PB). Para alcançar esse objetivo, concentramos nossa análise na urgente necessidade de entender como as políticas educacionais direcionadas a questões de gênero e diversidade sexual influenciam diretamente as práticas de ensino, à medida que guiam as ações das escolas e dos professores. Para este estudo, utilizamos fontes primárias por meio de entrevistas realizadas com professores(as) da rede estadual de ensino. Após a análise dessas fontes primárias e das discussões teóricas que adotamos como referência (MEIHY; HOLANDA, 2015), (LARROSA, 2022), percebemos que as questões de gênero e diversidade sexual são, de fato, abordadas nas escolas, porém de maneira isolada. Esse isolamento, em muitas situações, decorre da falta de compreensão sobre o tema, da ausência de programas de formação continuada e da falta de políticas educacionais que reconheçam a diversidade como um motor impulsionador de uma realidade plural.
Estudos de gênero. Diversidade sexual. Escola. Experiência. Educadores.
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