ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: QUALIDADE EM ESCOLAS RURAIS DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

Code: 210203384
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Título

ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: QUALIDADE EM ESCOLAS RURAIS DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

Autores(as):
  • Patrícia da Silva Costa

    Costa, Patrícia da Silva

  • Amanda Costa Campos

    Campos, Amanda Costa

  • Rener Luciano de Souza Ferraz

    Ferraz, Rener Luciano de Souza

  • Luana Lucas de Sá Almeida Veloso

    Veloso, Luana Lucas de Sá Almeida

  • Semako Ibrahim Bonou

    Bonou, Semako Ibrahim

  • Vitória Regia Ramos de Albuquerque Rocha Ramalho

    Ramalho, Vitória Regia Ramos de Albuquerque Rocha

  • Franklin Alves dos Anjos

    Anjos, Franklin Alves dos

  • Venâncio Eloy de Almeida Neto

    Almeida Neto, Venâncio Eloy de

  • José Dantas Neto

    Dantas Neto, José

DOI
10.37885/210203384
Publicado em

02/07/2021

Páginas

14-21

Capítulo

1

Resumo

A água é um recurso natural essencial à vida. No entanto, a falta de monitoramento e tratamento periódico pode depreciar sua qualidade e torná-la imprópria para o consumo humano. Dessa forma, a supervisão da água por meio de análises laboratoriais pode evidenciar problemas e induzir políticas de tratamento adequadas. Isto posto, objetivou-se analisar parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água utilizada para consumo humano em escolas de comunidades rurais do município de Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil. A pesquisa foi realizada em agosto de 2017, mediante análise físico-químicas e microbiológicas de amostras de águas coletadas em diferentes escolas rurais do município. As amostras coletadas apresentaram cor e pH dentro das exigências do Ministério da Saúde do Brasil. No entanto, estão fora dos parâmetros estabelecidos para a presença de coliformes totais e Escherichia coli. As águas fornecidas para as escolas rurais do município de Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil no mês de agosto de 2017 foram consideradas inadequadas para o consumo humano, segundo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional do Meio Ambiente, ratificando a necessidade de planejamento estratégico e monitoramento dos recursos hídricos nestes estabelecimentos.

Palavras-chave

Recursos hídricos, Desenvolvimento local, Água potável, Instituições de ensino.

Autor(a) Correspondente
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