AGENTES SOCIAIS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE: EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS): UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Edilaine Rucaglia Rizzo
Rizzo, Edilaine Rucaglia
Fabiana de Melo Tupan Wioppiold
Wioppiold, Fabiana de Melo Tupan
Cláudia Maria Messias
Messias, Cláudia Maria
Elaine Rucaglia Rizzo
Rizzo, Elaine Rucaglia
Jorge Luiz Lima da Silva
Silva, Jorge Luiz Lima da
Jessica Bianca de Carvalho
Carvalho, Jessica Bianca de
Maiara Dias Basílio
Basílio, Maiara Dias
Albert Lengruder de Azevedo
Azevedo, Albert Lengruder de
Maria Regina Bernardo da Silva
Silva, Maria Regina Bernardo da
Juliana Anastácia Lima da Silva
Silva, Juliana Anastácia Lima da
31/08/2021
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
A motivação do estudo partiu da vivência no serviço de Estratégia Saúde da Família (ESF) da qual sou responsável pela linha de cuidado da Tuberculose, onde ao realizar educação em saúde em relação à doença observei o despreparo dos agentes comunitários de saúde (ACS) em relação a identificação precoce dos sintomas da Tuberculose e acompanhamento do tratamento (DOTs) da área adstrita. O estudo têm como objetivo analisar nas bases de dados como esta sendo realizada a Educação Permanente aos ACS acerca da Tuberculose. A referida pesquisa foi realizada através do método de revisão integrativa de literatura, o processo de seleção atendeu às orientações do modelo Prisma, foram selecionados 9 artigos. Após a leitura dos estudos, emergiram 2 categorias temáticas: Tuberculose na Estratégia de Saúde da Família e o conhecimento dos ACS acerca da doença; Educação Permanente dos ACS em relação a Tuberculose. Os estudos evidenciaram que o ACS têm um papel fundamental na ESF de vigilante em saúde. A educação permanente se apresenta em todos os estudos como estratégia de construção de saberes aos profissionais, uma vez que a capacitação técnica não é requisito para a contratação. É necessário promover mudanças nos processos de formação, consubstanciadas pela atuação qualificada e valorização em um contexto permanente de educação profissional. Estamos em constante processo de construção de saberes onde a participação de todos se faz necessária para a qualificação profissional ocupando os espaços de convivência para assim construirmos juntos o processo de trabalho e qualificar a atenção à saúde.
Tuberculose; Agente Comunitário de Saúde; Enfermeiro e Educação Permanente.
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