AGENTES INFLUENCIADORES?: AS POSIÇÕES ESTRATÉGICAS ASSUMIDAS POR STAKEHOLDERS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO

Code: 230212077
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Título

AGENTES INFLUENCIADORES?: AS POSIÇÕES ESTRATÉGICAS ASSUMIDAS POR STAKEHOLDERS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO

Autores(as):
  • José Batista De Souza Neto

    Souza Neto, José Batista De

  • Jacquelaine Florindo Borges

    Borges, Jacqulaine Florindo

  • Marlos Rocha De Freitas

    Freitas, Marlos Rocha de

  • Angélica Tomás De Oliveira

    Oliveira, Angélica Tomás de

DOI
10.37885/230212077
Publicado em

31/03/2023

Páginas

86-105

Capítulo

5

Resumo

A teoria dos stakeholders tem sido difundida, desde o início dos anos 1980, como uma forma de tornar participativos, éticos e eficazes os processos de decisão e gestão estratégica das organizações. Mas, como os stakeholders exercem sua influência em um complexo emaranhado de interesses? O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dos stakeholders considerando sua capacidade de apreensão do fenômeno da implantação de uma mineradora em uma cidade de médio porte. Para a coleta e a análise dos dados foi adotada a abordagem qualitativa, com a aplicação do método de estudo de caso. O material de pesquisa foi coletado por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os stakeholders nem sempre reconhecem seu potencial de ameaçar ou colaborar e, por isso, parte dos agentes influenciadores, paradoxalmente, mantêm-se alheios aos fatos e menosprezam a influência que poderiam exercer, deixando assim de exercê-la. Essas conclusões trazem implicações teóricas e práticas, afinal porque os agentes influenciadores não influenciam?

Palavras-chave

Teoria dos stakeholders; Estratégia organizacional; Responsabilidade social.

Autor(a) Correspondente
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