AGENTES INFLUENCIADORES?: AS POSIÇÕES ESTRATÉGICAS ASSUMIDAS POR STAKEHOLDERS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO
José Batista De Souza Neto
Souza Neto, José Batista De
Jacquelaine Florindo Borges
Borges, Jacqulaine Florindo
Marlos Rocha De Freitas
Freitas, Marlos Rocha de
Angélica Tomás De Oliveira
Oliveira, Angélica Tomás de
31/03/2023
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ADMINISTRAÇÃO E MARKETING: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA - VOLUME 2
A teoria dos stakeholders tem sido difundida, desde o início dos anos 1980, como uma forma de tornar participativos, éticos e eficazes os processos de decisão e gestão estratégica das organizações. Mas, como os stakeholders exercem sua influência em um complexo emaranhado de interesses? O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dos stakeholders considerando sua capacidade de apreensão do fenômeno da implantação de uma mineradora em uma cidade de médio porte. Para a coleta e a análise dos dados foi adotada a abordagem qualitativa, com a aplicação do método de estudo de caso. O material de pesquisa foi coletado por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os stakeholders nem sempre reconhecem seu potencial de ameaçar ou colaborar e, por isso, parte dos agentes influenciadores, paradoxalmente, mantêm-se alheios aos fatos e menosprezam a influência que poderiam exercer, deixando assim de exercê-la. Essas conclusões trazem implicações teóricas e práticas, afinal porque os agentes influenciadores não influenciam?
Teoria dos stakeholders; Estratégia organizacional; Responsabilidade social.
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