AGE NA PALMA DA MÃO: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA EXPANSÃO E FACILIDADE NO ACESSO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA MUNICIPAL DO EMPREENDEDOR (AGE PETROLINA)

Code: 220508826
13
15
Título

AGE NA PALMA DA MÃO: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA EXPANSÃO E FACILIDADE NO ACESSO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA MUNICIPAL DO EMPREENDEDOR (AGE PETROLINA)

Autores(as):
  • Aluísio Sampaio Neto

    Sampaio Neto, Aluísio

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

  • José Lincoln Pinheiro Araújo

    Araújo, José Lincoln Pinheiro

  • Antonio De Santana Padilha Neto

    Neto, Antonio de Santana Padilha

  • Florisvaldo Cavalcanti Dos Santos

    Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos

  • Ana Carla Mendes Coelho

    Coelho, Ana Carla Mendes

  • Silvio André Vital Junior

    Vital Junior, Silvio André

  • Reinaldo Pacheco Dos Santos

    Santos, Reinaldo Pacheco dos

  • Edson Rodrigues Da Silva

    Silva, Edson Rodrigues da

  • Jefferson Gomes Fonseca Tolentino

    Tolentino, Jefferson Gomes Fonseca

DOI
10.37885/220508826
Publicado em

31/05/2022

Páginas

20-28

Capítulo

2

Resumo

Petrolina é um celeiro de oportunidades. É conhecida nacionalmente e internacionalmente como a “Califórnia Sertaneja”, pelo destaque na produção em pleno Semiárido brasileiro e exportação, de manga e uva para vários países como, Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Conforme o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Endevor, Petrolina figura entre as 100 melhores cidades do país para se empreender. Em busca de expandir e facilitar o acesso aos serviços prestados pela Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), aos pequenos empreendedores do município, foi lançado em 12 de novembro de 2021, a ferramenta digital AGE na Palma da Mão. Objetivo: Apresentar e fazer compreender a ferramenta AGE na Palma da Mão, lançada pela AGE Petrolina em 2021. Método: É um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: A ferramenta possui inúmeros acessos e dispõe de várias informações e serviços, tornando bem mais simples a obtenção dos processos rotineiros pelos empreendedores da cidade. Conclusão: O desenvolvimento de iniciativas por parte da administração pública é importante, pois contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo, a geração de emprego e renda, além de proporcionar a inovação, o estímulo ao mercado de consumo e o crescimento da economia local.

Palavras-chave

Emprego, Estímulo, Negócio, Política-Pública, Renda.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.