AFETIVIDADE, SENTIDO E SIGNIFICADO NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Code: 210203272
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Título

AFETIVIDADE, SENTIDO E SIGNIFICADO NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Autores(as):
  • Ana Gabriella Reis

    Reis, Ana Gabriella

  • Edna Dias

    Dias, Edna

  • Valmira Lucia Matias de Medeiros

    Medeiros, Valmira Lucia Matias de

  • Bruna Maria Alves

    Alves, Bruna Maria

DOI
10.37885/210203272
Publicado em

01/04/2021

Páginas

71-81

Capítulo

5

Resumo

Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares.

Palavras-chave

afetividade, sentido/significado, atividade pedagógica

Autor(a) Correspondente
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