ADIVINHAÇÃO EGÍPCIA: DESPERTANDO O PRAZER EM APRENDER MATEMÁTICA

Code: 210102851
7
3
Título

ADIVINHAÇÃO EGÍPCIA: DESPERTANDO O PRAZER EM APRENDER MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Daniela Batista Santos

    Santos, Daniela Batista

  • Daiana Lima Soriano de Oliveira Souza

    Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira

  • Jamile dos Santos Souza

    Souza, Jamile dos Santos

DOI
10.37885/210102851
Publicado em

04/02/2021

Páginas

516-527

Capítulo

33

Resumo

Neste artigo, socializamos uma experiência exitosa vivenciada com a aplicação do jogo “Adivinhação Egípcia”, no qual são explorados alguns conceitos matemáticos, como procedimento aritmético, potenciação, base binária, dentre outros. Objetivamos refletir sobre o jogo “Adivinhação Egípcia” e a sua potencialidade para a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma dinâmica, lúdica e autônoma. À aplicação foi realizada em dois projetos de extensão da Universidade do Estado da Bahia, primeiramente no “Matemática é Show” e posteriormente na “IV Feira de Matemática de Alagoinhas-BA (IV FEMÁTICA)” onde fomos premiadas como destaque e por isso apresentamos na “Feira Nacional de Matemática em Cuiabá no ano de 2019”. Ao longo da apresentação, percebemos que os alunos, embora esbarrando em dificuldades básicas como efetuar operações de multiplicação, divisão e potenciação, conseguiam compreender os procedimentos do referido jogo, fazer os cálculos e ficavam curiosos em descobrir como aconteceu a “adivinhação” para, assim, poder aplicar com os colegas. De forma prazerosa, os conteúdos presentes no jogo foram trabalhados e os alunos se tornavam protagonistas do processo de construção do seu conhecimento, à medida que aplicavam o jogo com outros colegas, mostrando-se ativos neste processo, quesito importante para uma aprendizagem significativa de matemática. Foi muito proveitoso mostrar a justificativa matemática da “adivinhação” realizada, deixando claro que não era uma mágica e sim Matemática, bem como destacamos a importância de se utilizar diferentes metodologias na práxis, em particular, o lúdico através do uso de jogos, para que seja possível aprender Matemática de forma lúdica, dinâmica e com autonomia.

Palavras-chave

Adivinhação Egípcia, Jogos, Divisão, Potenciação, Base Binária.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.