ACTIVIDADES LABORATORIAIS COM MATERIAIS DO QUOTIDIANO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO COM PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DE MOÇÂMEDES, ANGOLA

Code: 221211201
13
0
Título

ACTIVIDADES LABORATORIAIS COM MATERIAIS DO QUOTIDIANO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO COM PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DE MOÇÂMEDES, ANGOLA

Autores(as):
  • Margareth Azenaid Ebó Pereira João Justino

    Justino, Margareth Azenaid Ebó Pereira João

  • Fernando Vianeque Agostinho

    Agostinho, Fernando Vianeque

DOI
10.37885/221211201
Publicado em

29/12/2022

Páginas

45-64

Capítulo

4

Resumo

O objectivo do trabalho foi analisar a percepção dos professores sobre a importância do uso dos materiais do quotidiano no processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, a partir de um conteúdo sobre sistema respiratório, da 6.ª classe do Ensino Primário. Método: trata-se de uma experiência de utilização de materiais do quotidiano no ensino das Ciências da Natureza, ocorrida no contexto do estágio profissional supervisionado do curso de Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, ministrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (Angola), em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). O estudo seguiu uma investigação-acção, tendo-se sustentado na revisão bibliográfica sobre o ensino das Ciências da Natureza com recurso aos materiais de baixo custo, e na entrevista aos participantes da experiência. Resultados: Os resultados demonstram que a experiência foi bastante significativa pelo facto de os participantes conseguirem aliar os conhecimentos teóricos aos práticos em variadas dimensões, sentindo-se motivados a partilhar estes conhecimentos com os seus alunos, tendo sido enquadrada numa escala excelente, para a mudança da sua actuação na prática educativa. Conclusão: Com esta experiência foi possível trabalhar aspectos conceptuais, atitudinais e procedimentais através da elaboração de recursos didácticos a partir dos materiais simples e de fácil aquisição, tendo os professores-participantes referido sobre a sua relevância para a mudança do seu modo de actuação na prática educativa, para a construção de aprendizagens significativas nos alunos.

Palavras-chave

Materiais do quotidiano, Ciências da Natureza, Ensino Primário, Estágio Supervisionado.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.